VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Suco de Uva é Aliado na Prevenção ao Câncer de Mama
Há 13 anos, Caroline Dani estuda os benefícios dos derivados da uva à saúde
Estudos realizados nos Estados Unidos comprovaram que o consumo da bebida rica em polifenóis durante a gestação diminui as chances de desenvolvimento da doença. Ajudar numa dieta saudável, faz bem ao coração, auxiliar no desempenho de atletas, diminuir os riscos de aparecimento de enfermidades neurológicas e ainda reduz aquelas gordurinhas indesejáveis, o suco de uva também é um aliado importantíssimo na prevenção ao câncer de mama. Esse foi o resultado de uma série de pesquisas desenvolvidas pela biomédica Caroline Dani, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center (Estados Unidos). Com base em pesquisas anteriores realizadas na University of Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, em que foi demonstrado que suco de uva pode prevenir o aparecimento do câncer de mama, Caroline desenvolveu estudos inéditos, com prole de ratos, e comprovou que o efeito não é somente para quem o consome. A ingestão da bebida durante a gravidez ajuda a proteger o organismo de seus descendentes quanto ao surgimento de células cancerígenas e alterações celulares.
A biomédica explica que os animais observados foram divididos em quatro grupos. No primeiro, as mães eram submetidas a dieta saudável e água. No segundo, além da dieta saudável era acrescida a ingestão de suco de uva e, nos demais, eram associadas o consumo da bebida com dietas ricas em gordura. "Além de comprovar, mais uma vez, que a alimentação das mães tem influência direta na susceptibilidade a doenças, principalmente o câncer, mostramos que nas dietas associadas com o suco podemos ter uma redução significativa de aparecimento de alterações nas células mamárias que podem levar ao câncer de mama", explica. "Além de reforçarmos os ganhos para a saúde dos filhotes de mães que seguiram uma dieta com a bebida, pudemos comprovar que o aparecimento de doenças vai muito além da genética, tendo relação direta com os hábitos das mães. Um comportamento gestacional saudável é fundamental para reduzir riscos de doenças", defende Caroline.
Suco de uva como aliado no controle de peso das gestantes
Segundo a pesquisadora Caroline Dani, os estudos comprovaram que a ingestão de suco de uva diminui o peso final das gestantes, bem como o aumento de peso gestacional, quando comparado aos outros grupos. "Sabe-se pela literatura científica que o ganho de peso gestacional é um dos fatores que aumenta o risco para o câncer de mama na prole", detalha. "Avaliando as ratas, então, observamos que a dieta rica em gordura eleva o número de TEBs (Terminal End Bunds), marcador que, quando está aumentando, representa uma chance maior no risco do aparecimento da tumorogêneses mamárias. O suco de uva conseguiu prevenir o aumento deste marcador, tanto em animais na puberdade como na idade adulta ", completa.
Outros estudos endossam benefícios na prevenção de cânceres
Pesquisas desenvolvidas pela University of Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, demonstraram que o consumo de suco de uva por animais reduz de forma significativa a formação de tumores de mama. Ainda, estudos do grupo do professor Daniel Araki Ribeiro, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) comprovaram que o consumo de suco de uva concentrado reduz os níveis de células cancerígenas de cólon, bem como outros benefícios neste modelo de câncer. Corroborando, análises da Columbia University, dos Estados Unidos, demonstraram que o resveratrol previne o câncer de mama, ou seja, produtos ricos neste composto também auxiliariam na prevenção.
Inca estima mais 57 mil novos casos de câncer de mama neste ano
Em 2017, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 57,9 mil novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil. Mais da metade desse índice deve acontecer no Sudeste do país, com 29,7 mil casos da doença. A segunda região com maior incidência é o Nordeste, com 11,1 mil, seguido pelo Sul, com 10,9 mil. Em quarto e quinto lugar aparecem o Centro-Oeste e Norte, com 4.230 e 1.800, respectivamente.
Ainda de acordo com o Inca, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos de câncer de mama.
Números do câncer no mundo
* Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012, foram 14,1 milhões de casos novos de câncer e um total de 8,2 milhões de mortes pela doença em todo o mundo;
* Em 2030, a previsão da OMS é que serão contabilizados 21,4 milhões de casos novos de câncer e registradas 13,2 milhões de mortes pela doença. A perspectiva é baseada no crescimento e no envelhecimento da população, na redução na mortalidade infantil e na diminuição de mortes por doenças infecciosas em países em desenvolvimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ibravin
Foto: Gilmar Gomes
01-07-2017