VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Vinhos da Vinícola Chilena Casas del Bosque, Novo Lançamento da Categoria Produtores Renomados da Evino
São 4 vinhos que fazem parte da categoria Produtores Renomados: Sauvignon Blanc 2021, Chardonnay 2020, Pinot Noir 2020 e Cabernet Sauvignon 2019.
A apresentação virtual dos vinhos foi conduzida pelo sommelier Vinícius Santiago. Contou com a presença de Alberto Guolo, enólogo da Vinícola Casas del Bosque.
A Viña Casas del Bosque foi fundada em 1993 no Valle de Casablanca. Uma das regiões de clima frio mais respeitadas no universo vitivinícola. Possui forte influência marítima e alta amplitude térmica. Mais de 230 hectares exclusivamente para o cultivo de castas que desfrutam dessas boas condições, como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir. O trabalho em equipe da adega resultaram em inúmeros prêmios, como o título de Melhor Vinícola para Visitar no Chile pela Le Winery Guide Brasil em 2010, e, em 2013 e 2014, o reconhecimento como Produtor de Vinho Chileno do Ano no International Wine & Spirits Competition.
Os solos de Casas del Bosque são de origem vulcânica e se formaram há 110 milhões de anos sob o Oceano Pacífico e são seu principal patrimônio. Compostos por argila vermelha rasa sobre um substrato de granito decomposto, conferem aos vinhos um sabor único, característico do sal marinho.
O enólogo Alberto Guolo nasceu no Vêneto, Itália. Descendente de uma família de viticultores, ele se formou na Universidade de Pádua. Após anos de experiência no mercado de vinhos, Guolo já trabalhou em regiões vitivinícolas da Itália, Nova Zelândia e Califórnia. No ano de 2016 chegou ao Chile, e, em 2017, juntou-se à equipe da Viña Casas del Bosque com a missão de aprimorar o legado da vinícola na produção de rótulos de clima frio.
Os Vinhos
Casas del Bosque Winemakers Selection Sauvignon Blanc 2021 Varietal - Valle de Casablanca
Terroir: Principalmente solo franco-arenoso. A vinha está localizada a 18km do Oceano Pacífico, a uma altitude de 250m.
Condições do Tempo: Localizada na parte mais fria e ocidental do Vale de Casablanca plantada entre 1993 e 2014. Equipada com irrigação por gotejamento. Névoas matinais frequentes, dias quentes e noites frias. As temperaturas médias no verão atingem 18,9°C e no inverno, 10,7°C.
Vinificação: Após a vindima, as uvas foram desengaçadas
e passou por uma prensa pneumática. Os sucos resultantes foram deixados para macerar por um dia inteiro e depois transferidos para tanques de aço inoxidável, inoculados com leveduras selecionadas e fermentados em temperaturas entre 12 e 18°C. Após a montagem do lote final, o vinho foi clarificado, estabilizado e filtrado. Foram produzidas 6.000 caixas.
Serviço: Ideal a 6-8ºC com mariscos, mexilhões e peixe.
Amarelo-pálido com reflexos dourados. Intenso, com nuances de limão e pêssego. Equilibrado, refrescante e com acidez marcante.
Casas Del Bosque Winemakers Selection Pinot Noir 2020 - Valle de Casablanca
Terroir: Solos aluviais e arenosos. O vinhedo está localizado a 18 quilômetros do Oceano Pacífico a 250 metros de altitude.
Condições da Vinha e do Tempo: Vinhas jovens, plantadas entre 2008 e 2013, equipadas com rega gota a gota. Nevoeiro matinal frequente, dias quentes e noites frias.
Vinificação: O fruto é parcialmente desengaçado e macerado
frio por 3 a 4 dias. Fermentação espontânea. Um terço do vinho jovem foi colocado em barricas usadas de carvalho francês durante 6 meses. O restante do vinho foi mantido em tanques em contato com suas borras. Produção total de 600 caixas.
Serviço: Ideal a 14-16°C com charcutaria e patês. Legumes com ervilhas ou aspargos grelhados e queijo de cabra.
Vermelho-rubi brilhante. Notas de cerejas, morangos e framboesas. Corpo médio, acidez vibrante e taninos macios.
São boas propostas para curtir um bom branco e um bom tinto no clima do verão. Conheça toda linha e preços no site da Evino. Veja no link https://www.evino.com.br/produtores-de-vinho/vina-casas-del-bosque
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.
02-2022