Vinho Verde Wine Fest - Rio de Janeiro

O Iate Clube do Rio de Janeiro, foi o local do evento dos Vinhos Verdes na cidade maravilhosa

Com moderado teor alcoólico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas como: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, petiscos, sushi, sashimi e outros pratos.

A Região dos Vinhos Verdes oferece um conjunto ímpar de vinhos gastronômicos. O Vinho Verde é produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, em Portugal, constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908.

O Vinho Verde é único no mundo

 

Um vinho leve e fresco, produzido no território entre Douro e Minho, no noroeste de Portugal. É uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço da carismática casta Alvarinho.

Existem Vinhos Verdes, brancos e tintosrosés e espumantes. Também aguardentes de vinho verde que são conhecidas como  bagaceiras. A produção de vinho verde distribui-se por 48 concelhos do noroeste de Portugal, envolvendo um grande número de produtores nesta região do país. Devido às características edafoclimáticas encontradas nesta Região Demarcada, os vinhos produzidos, sejam brancos ou tintos, têm uma concentração em ácido málico superior à que é frequente nos vinhos de outras regiões de Portugal, o que lhes acentua a agradável frescura. Estes vinhos devem ser consumidos quando jovens. O Vinho Verde é o segundo vinho português mais exportado, depois do vinho do Porto.

As Castas

As principais castas brancas são, o Loureiro, o Alvarinho, o Arinto e a Trajadura. Para os tintos são o Vinhão e para rosados o Espadeiro. Também existem por toda a região demarcada de vinhos verdes a tinta nacional, asal tinto e tinturão.

Conheça mais sobre os expositores no evento

Abrigueiros – Casa da Senra            Adega de Monção

Agri-roncão Quinta de Linhares         Aveleda

Campelo                                        Casa de Vila Verde

Enoport United Wines                      PROVAM

Quinta & Casa das Hortas               Quinta da Lixa

Quinta das Arcas                            Quinta de Carapeços

Quinta de Lourosa                           Soalheiro

Solar de Serrade                             Vercoope

Viniverde | Adega Ponte da Barca

28-05-2018