Entrevista com Rogerio Dardeau

Rogerio Dardeau lança o novo livro "Enviesado Sol de Outono".

Após o lançamento de forma digital, esta foi a primeira vez que o autor recebeu os leitores para uma dedicatória no seu mais novo livro. Em seu romance, Rogerio Dardeau, conhecido por seus livros sobre vinhos, constrói uma verdadeira apologia aos sentidos. Atravessando o século XX, a história percorre 4 continentes, as mais diversas culinárias, gentes, religiões e, claro, os mais diferentes vinhos. 

Captura de Tela 2021-12-11 às 17.30.35.png

Uma tarde de autógrafos do livro Enviesado Sol de Outono do escritor e especialista em vinho brasileiro @rogeriodardeau

Captura de Tela 2021-12-11 às 17.32.26.png
Captura de Tela 2021-12-11 às 17.31.25.png

Livraria Argumento no Leblon - RJ

Entrevista com Rogerio Dardeau, ele fala sobre o livro e o prêmio ABE Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2021 que ele acaba de ganhar. Mas por que Enviesado Sol de Outono? A entrevista de Chico Cineasta desvenda esse segredo. Descubra você também o porquê e muito mais!!!

Captura de Tela 2021-12-11 às 17.30.05.png

Rogerio Dardeau é carioca. Nasceu no bairro das Laranjeiras, em 1953, mas viveu na Tijuca. Estudou no Colégio Marista São José. Escreve desde a juventude. Fundou IMPULSO, o primeiro jornal do grêmio. Graduou-se em Direito pela UFRJ e é mestre em Engenharia de Produção pela COPPE. Viveu também em Salvador (BA), Arequipa (Peru) e Luanda (Angola). Tem as seguintes obras publicadas: Navegador de Liberdades (romance Razão Cultural, 1998); Largo da Carioca (contos - Ravil, 2000); A Sociedade em Negociação (ensaio - Mauad, 2001); Vinhos, uma festa dos sentidos (Editorial Estampa - Lisboa, 2009). Dardeau tem ampla obra sobre vinhos publicada pela MAUAD Editora, RJ: Vinhos, uma festa dos sentidos (2002, 2003, 2004 e 2007); Vinhos, é importante lembrar (2004); Vinho & Prazer (2013): Vinho fino brasileiro (2015); Gente, Lugares e Vinhos do Brasil (2020).

Captura de Tela 2021-12-11 às 18.00.32.png

"Em seu romance, Rogerio Dardeau, conhecido por seus livros sobre vinhos, constrói uma verdadeira apologia aos sentidos. Atravessando o século XX, a história percorre 4 continentes, as mais diversas culinárias, gentes, religiões e, claro, os mais diferentes vinhos.

Howard Gibbs tem 82 anos quando decide contar sua história: a de um jovem inglês que, no início da Segunda Guerra, resolve deixar o cenário de destruição à sua volta e construir a vida além-mares. A caminho da Índia, faz paradas em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, no início de um namoro com a lusofonia que se confirmaria em Goa, onde se instala, e que mais tarde o levaria ao Brasil.

Enviesado sol de outono entrelaça essa sinuosa trajetória do herói às profundas transfor mações políticas dos lugares por onde passa, testemunhando de perto a era dos extremos de que falava Hobsbawm: da Londres bombardeada pelos alemães ao Brasil da ditadura militar, passando pela situação de Goa e das colônias portuguesas na África.

A dureza dos tempos, responde-se com o elogio dos prazeres. A culinária de cada canto por que passa Howard, a bebida que acompanha cada prato, a paisagem, as pessoas - tudo é narrado de forma a fazer deste um romance dos sentidos.

Profundamente humanista, o livro que o leitor tem em mãos é uma afirmação da vida, da liberdade e da capacidade humana de reinventar-se em qualquer idade e em qualquer lugar, para nos fazer lembrar que o outono é ainda tempo e colheita." Comenta Rita Palmeira, Doutora em Literatura Brasileira (USP)

O livro pode ser adquirido no sita da @livrariaargumento . Uma boa leitura e um brinde!

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.

12-2021