Vaeni Naoussa Wines

A Vaeni Naoussa é uma Cooperativa que está localizada no norte da Grécia. É uma das unidades de produção de vinho mais progressivas da Grécia. Representa 50 por cento da produção de vinho local, que vem de uma área conhecida pelos seus requintados vinhos tintos. A cooperativa conta com 200 membros - vinicultores experientes - que são impulsionados pelo profundo amor por vinhos de qualidade. Esse fator humano vital, combinado com o uso de tecnologia avançada, pode garantir a qualidade do vinho, que é principalmente proveniente da casta Xinomavro , uma variedade indígena que domina o norte da Grécia.

 

A variedade utilizada para a vinificação é principalmente o Xinomavro e, em menor porcentagem, Roditis, Syrah e Merlot.  A Xinomavro de Naoussa é uma variedade nobre e indígena, que tem sido cultivada nesta região da Grécia por centenas de anos. Também conhecido como Mavro Naoussis, Popolka, Popoliko ou Mavro Xino. A Xinomavro pode ser encontrado em muitas áreas, ao contrário de outras variedades. No entanto, é em Naoussa que a maturidade chega facilmente a níveis ótimos. As uvas apresentam um excelente potencial aromático durante a fermentação e no envelhecimento da madeira. Além disso, há um equilíbrio entre os níveis de açúcar, ácido e taninos.

As vinhas estão localizadas nas encostas do sudeste do monte Vermion, protegidas dos ventos frios do norte, assim aproveitam os raios quentes do sol durante o meio dia. Os fatores climáticos são favoráveis ​​para esses vinhedos em encosta. A altitude varia, começando com 150m e atingindo 350m. Os vinhos que são comercializados com uma «denominação de origem» são conhecidos pela sua cor vermelha escura, aromas frutados que desenvolvem um rico bouquet durante o envelhecimento de um ano em barricas de carvalho. Framboesas, ameixa, baunilha e canela complementam um vinho bem estruturado, rico e tânico para envelhecer.

A adega possui pessoal qualificado e opera de acordo com os padrões europeus. Os vinhos VAENI são exportados para a China, Rússia, EUA, Canadá, Cazaquistão, Austrália, Dubai, N.Zealand, Japão, Ucrânia, Bielorrússia, Alemanha, Holanda, Suécia, Áustria, Bélgica, Suíça, República Tcheca, Polônia, Inglaterra, Sérvia e Chipre.

No Brasil foram realizadas duas apresentações, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Participamos da degustação na cidade maravilhosa. Estiveram presentes no evento, o Gerente Comercial da Vaeni Naoussa Katis Stratos e o Diretor of Business Development Latin America Markets George Fafoutis. A sommelière Alessandra Rodrigues, fez a apresentação dos vinhos no Restaurante Terra Brasilis na Urca.

Contato para importação: George Fafoutis geofafoutis@gmail.com

Conheça a Vaeni Naoussa

www.vaeni-naoussa.com

Fotos: Vinhos Pelo Mundo

09-09-2017