Em Tempos de Pandemia o Suco de Uva é um Importante Aliado ao Sistema Imunológico

Caroline Dani

Foto: Gilmar Gomes

Foto: Divulgação Aurora

Rico em polifenóis e vitaminas, o produto possui ainda outros benefícios à saúde comprovados cientificamente. A maior produtora da bebida no país, a Vinícola Aurora promove live sobre as vantagens do consumo regular, nesta quinta (14), com a biomédica Caroline Dani

           Além de ser saboroso e altamente nutritivo auxiliando numa dieta saudável, o suco de uva integral é um importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas. Elaborada com uva e nada mais, a bebida é rica em resveratrol e polifenóis – responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano –, além de possuir altas concentrações de vitaminas. Não é por acaso que a uva é considerada a “superfruta da saúde”, com seus inúmeros benefícios comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo.

           Em meio a pandemia do coronavírus e a proximidade do inverno, que deixa as pessoas mais suscetíveis a doenças respiratórias, estar com o sistema imunológico em pleno funcionamento é fundamental para diminuir a incidência de enfermidades.

            “Os polifenóis que estão presentes em grandes quantidades na uva, melhoram a imunidade do organismo, não só contra vírus, mas também de bactérias e fungos. Eles auxiliam no equilíbrio da microbiota do intestino, que está diretamente ligada ao sistema imunológico” explica Caroline Dani, biomédica, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center (Estados Unidos).

            Há 15 anos estudando os benefícios da uva e seus derivados, a especialista é referência nacional sobre o assunto. Pesquisas lideradas pela biomédica já comprovaram que o consumo regular do suco de uva é capaz de influenciar na redução significativa de câncer de mama e de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, na diminuição da gordura abdominal e na melhora do desempenho de esportistas. Mas para obter as vantagens é necessário ingerir suco de uva diariamente. “Em adultos, o ideal é beber de 300 a 400 mls. Já as crianças devem consumir de 100 a 200 mls”, detalha.

 

           Caroline, que também é sommelière, explica que os mesmos benefícios encontrados no suco de uva estão presentes nos vinhos e espumantes. Porém, a grande vantagem é que a bebida não alcoólica pode ser consumida por toda família, da criança ao idoso, sem restrição.

            “Minha sugestão é que quem pode consumir, que consuma os dois, o suco e o vinho”, reforça, lembrando que em 2020 o setor teve uma safra histórica, o que deixou os produtos vinícolas ainda melhores (leia mais abaixo).

            Nesta quinta-feira (14), às 20h, o suco de uva e seus benefícios à saúde serão o assunto da live no Instagram da Vinícola Aurora, acesse @vinicolaaurora . O tema será abordado pela biomédica Caroline Dani e pela sommelière Renata Guidoti. Não perca essa live! 

 

Safra 2020: equilíbrio perfeito para sucos

         
           Considerada uma das melhores safra de uvas entre décadas, os produtos elaborados neste ano são verdadeiras preciosidades. Além de excelentes vinhos e espumantes, os sucos de uva prometem surpreender os consumidores com um equilíbrio perfeito e altas concentrações de polifenóis, responsáveis pelos benefícios à saúde.         

            “As uvas para suco cultivadas na Serra Gaúcha têm por característica uma acidez muito presente, o que faz com que na bebida seja um grande sucesso. Em 2020, devido à alta qualidade da fruta, somou-se à acidez um teor maior de açúcar. Por isso, os produtos estão ainda mais equilibrados, saborosos e com uma cor ainda mais bonita”, explica Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, a maior cooperativa do país e líder de mercado no segmento.

           Nesta safra, as mais de 1,1 mil famílias associadas à empresa gaúcha colheram 61,9 milhões de quilos de uva para processamento de produtos vinícolas, incluindo o suco, em 11 municípios da Serra: “O suco de uva é extremamente importante para a cooperativa. Cerca de 70% da safra é destinada para elaboração da bebida. São mais de 40 milhões de litros vendidos por ano, o que corresponde a aproximadamente 60% do faturamento da Aurora”, dimensiona.

            Os sucos de uva da Vinícola Aurora da safra 2020 já estão à venda para os consumidores. Eles podem ser adquiridos nas versões tinta e branca, incluindo a linha orgânica Casa de Bento, e em volumes de 1,5 litros, 1 litro, 500 mls e 200mls. Há pontos de vendas em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2019, os sucos de uva Aurora foram exportados para 10 países e neste ano já contabilizam 8 destinos internacionais.

Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde: 

  
- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;

                     
- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;

         
- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;

        
- Melhora na cognição e na memória;

                           
- Ajuda na prevenção  de alterações celulares que podem levar ao aparecimento de vários tipos de cânceres;


- Favorece as funções hepáticas do fígado;

             
- Auxilia no combate à obesidade e às alterações associadas à doença;

               
- Acelera o metabolismo energético;


- Diminui o dano muscular, consequentemente, combatendo a fadiga;

                 
- Aumenta o desempenho de atletas;

         
- Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;

                 
- Auxilia no reparo as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;

       
- Ajuda no funcionamento da flora intestinal;

                   
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.         

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:

Agência: MCom Ação & Comunicação

 

05-2020