VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Em Tempos de Pandemia o Suco de Uva é um Importante Aliado ao Sistema Imunológico
Caroline Dani
Foto: Gilmar Gomes
Foto: Divulgação Aurora
Rico em polifenóis e vitaminas, o produto possui ainda outros benefícios à saúde comprovados cientificamente. A maior produtora da bebida no país, a Vinícola Aurora promove live sobre as vantagens do consumo regular, nesta quinta (14), com a biomédica Caroline Dani
Além de ser saboroso e altamente nutritivo auxiliando numa dieta saudável, o suco de uva integral é um importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas. Elaborada com uva e nada mais, a bebida é rica em resveratrol e polifenóis – responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano –, além de possuir altas concentrações de vitaminas. Não é por acaso que a uva é considerada a “superfruta da saúde”, com seus inúmeros benefícios comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo.
Em meio a pandemia do coronavírus e a proximidade do inverno, que deixa as pessoas mais suscetíveis a doenças respiratórias, estar com o sistema imunológico em pleno funcionamento é fundamental para diminuir a incidência de enfermidades.
“Os polifenóis que estão presentes em grandes quantidades na uva, melhoram a imunidade do organismo, não só contra vírus, mas também de bactérias e fungos. Eles auxiliam no equilíbrio da microbiota do intestino, que está diretamente ligada ao sistema imunológico” explica Caroline Dani, biomédica, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center (Estados Unidos).
Há 15 anos estudando os benefícios da uva e seus derivados, a especialista é referência nacional sobre o assunto. Pesquisas lideradas pela biomédica já comprovaram que o consumo regular do suco de uva é capaz de influenciar na redução significativa de câncer de mama e de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, na diminuição da gordura abdominal e na melhora do desempenho de esportistas. Mas para obter as vantagens é necessário ingerir suco de uva diariamente. “Em adultos, o ideal é beber de 300 a 400 mls. Já as crianças devem consumir de 100 a 200 mls”, detalha.
Caroline, que também é sommelière, explica que os mesmos benefícios encontrados no suco de uva estão presentes nos vinhos e espumantes. Porém, a grande vantagem é que a bebida não alcoólica pode ser consumida por toda família, da criança ao idoso, sem restrição.
“Minha sugestão é que quem pode consumir, que consuma os dois, o suco e o vinho”, reforça, lembrando que em 2020 o setor teve uma safra histórica, o que deixou os produtos vinícolas ainda melhores (leia mais abaixo).
Nesta quinta-feira (14), às 20h, o suco de uva e seus benefícios à saúde serão o assunto da live no Instagram da Vinícola Aurora, acesse @vinicolaaurora . O tema será abordado pela biomédica Caroline Dani e pela sommelière Renata Guidoti. Não perca essa live!
Safra 2020: equilíbrio perfeito para sucos
Considerada uma das melhores safra de uvas entre décadas, os produtos elaborados neste ano são verdadeiras preciosidades. Além de excelentes vinhos e espumantes, os sucos de uva prometem surpreender os consumidores com um equilíbrio perfeito e altas concentrações de polifenóis, responsáveis pelos benefícios à saúde.
“As uvas para suco cultivadas na Serra Gaúcha têm por característica uma acidez muito presente, o que faz com que na bebida seja um grande sucesso. Em 2020, devido à alta qualidade da fruta, somou-se à acidez um teor maior de açúcar. Por isso, os produtos estão ainda mais equilibrados, saborosos e com uma cor ainda mais bonita”, explica Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, a maior cooperativa do país e líder de mercado no segmento.
Nesta safra, as mais de 1,1 mil famílias associadas à empresa gaúcha colheram 61,9 milhões de quilos de uva para processamento de produtos vinícolas, incluindo o suco, em 11 municípios da Serra: “O suco de uva é extremamente importante para a cooperativa. Cerca de 70% da safra é destinada para elaboração da bebida. São mais de 40 milhões de litros vendidos por ano, o que corresponde a aproximadamente 60% do faturamento da Aurora”, dimensiona.
Os sucos de uva da Vinícola Aurora da safra 2020 já estão à venda para os consumidores. Eles podem ser adquiridos nas versões tinta e branca, incluindo a linha orgânica Casa de Bento, e em volumes de 1,5 litros, 1 litro, 500 mls e 200mls. Há pontos de vendas em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2019, os sucos de uva Aurora foram exportados para 10 países e neste ano já contabilizam 8 destinos internacionais.
Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde:
- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;
- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;
- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;
- Melhora na cognição e na memória;
- Ajuda na prevenção de alterações celulares que podem levar ao aparecimento de vários tipos de cânceres;
- Favorece as funções hepáticas do fígado;
- Auxilia no combate à obesidade e às alterações associadas à doença;
- Acelera o metabolismo energético;
- Diminui o dano muscular, consequentemente, combatendo a fadiga;
- Aumenta o desempenho de atletas;
- Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;
- Auxilia no reparo as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;
- Ajuda no funcionamento da flora intestinal;
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Agência: MCom Ação & Comunicação
05-2020