VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
A Importadora Total Vinhos Aposta no Respeito ao Meio Ambiente com Vinhos Orgânicos e Biodinâmicos Premiados
Uma MasterZoom com vinhos orgânicos e biodinâmicos da Importadora Total Vinhos foi realizada para apresentar os vinhos: Ritual Chardonnay 2017, Pedra Cancela Eco Friendly 2014 e Nuevo Mundo Carménère 2016. A master foi organizada pela agência Ch2a Comunicação e conduzida por Tiago Dal Pizzol e Vicente Lovera, representando a Nuevo Mundo; José Aguirre e Patrício Torres, da Veramonte e Pedro Dourado, da Lusovini. Cada participante recebeu em casa os vinhos para a MasterZoom.
O primeiro vinho aberto foi o Ritual Chardonnay 2017 da Veramonte localizada no Vale de Casablanca no Chile. Devido a proximidade dos vinhedos com o mar, tem forte influência do Oceano Pacífico. Com isso, na taça, apresenta ótimo frescor e untuosidade, um vinho mais denso com aromas bem agradáveis destacando a presença da tangerina e a baunilha. Um vinho muito bem elaborado. Conheça mais e compre no link www.totalvinhos.com.br/vinhos-brancos/ritual-chardonnay
O segundo vinho apresentado foi o Pedra Cancela Eco Friendly da Lusovini localizada na região do Dão em Portugal. Aqui temos um corte de 4 uvas, o Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Jaen. A porcentagem do corte pode variar para mais ou para menos de acordo com a safra. Passa por 6 meses em barricas de carvalho francês. Com seus taninos macios e equilibrados, seus aromas apresentam boas frutas vermelhas maduras. Este é um belíssimo vinho para harmonizar com uma carne. Compre e conheça mais no link www.totalvinhos.com.br/vinhos-tintos/vin-por-pedra-cancela-eco-friendly-dao-tinto
O terceiro vinho foi o Nuevo Mundo Carménère da Nuevo Mundo Wines da região do Vale de Maipo no Chile. No processo de vinificação utiliza-se o uso de leveduras indígenas. Tem passagem por 12 meses em barricas de carvalho francês e em cubas de concreto. Apresentando notas de especiarias, esse vinho é bem gastronômico . Agrada bastante os quem gostam de um vinho com mais corpo sem perder o equilíbrio. Um Carménère vibrante na taça! Compre e conheça mais no link www.totalvinhos.com.br/vinhos-tintos/nuevo-mundo-carmenere
Orgânico e Biodinâmico
O respeito ao meio ambiente está presente na filosofia da Total Vinhos, que conta um portfólio de rótulos das mais reconhecidas vinícolas de manejos orgânico e biodinâmico, com produções baseadas na busca pela maior qualidade de vida da terra, dos vinhos, dos produtores e dos consumidores. Um trabalho diferenciado entre a maioria das importadoras.
A plena relação entre o solo, as plantas, os ciclos da lua e o respeito à biodiversidade em torno da vinícola são os principais aspectos da agricultura biodinâmica. Elementos naturais como chás auxiliam na mineralização do solo, que não recebe agentes químicos. A plantação de rosas e girassóis entre as videiras controla a proliferação de pragas.
“Isso garante o completo equilíbrio natural. Sem o uso de produtos sintéticos, a agricultura biodinâmica é responsável pela elaboração de vinhos mais intensos, saudáveis e saborosos”, resume Tiago Dal Pizzol, CEO da Total Vinhos.
A ausência do uso de pesticidas, fungicidas ou qualquer outro agrotóxico também marca a produção dos vinhos orgânicos, cuja elaboração ocorre através da agricultura convencional. Esse tipo de vinho geralmente é produzido com leveduras indígenas, fermentação espontânea e o mínimo de intervenções.
Entre os destaques em bios e orgânicos estão os produtores Ritual, Neyen e Nuevo Mundo. Ritual e Neyem, da Viña Veramonte, têm práticas biodinâmicas em seus vinhedos e praticam agricultura orgânica há mais de dez anos. Os vinhos das safras 2018 e 2020/21 já estarão no mercado com os selos orgânico e vegano.
A Nuevo Mundo, marca da De Martino, desde o início do século tem seus vinhedos com certificado orgânico. Foi a primeira vinícola a obter o certificado Carbon-Free na América do Sul.
Em Portugal, a gigante Lusovini se dedica ao conceito eco-friendly no projeto Pedra Cancela, criado a partir de cultivo e manejo realizados de forma a minimizar o uso de qualquer produto que seja nocivo à saúde da vinha e das pessoas.
Conheça o portifólio de vinhos da Total Vinhos no site www.totalvinhos.com.br
VINHOS PELO MUNDO e Agência Ch2a Comunicação www.ch2a.com.br
07-2020
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais: