VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
VINEXPO HONG KONG ADIADA PARA 8-10 DE JULHO DE 2020
Devido a atual situação do COVID-19 (Coronavírus), a Vinexpo Hong Kong programado de 26 a 28 de maio de 2020, foi adiado para 8 a 10 de julho de 2020.
Os organizadores estão respondendo e direcionando o feedback dos expositores que solicitaram a mudança para buscar melhores condições para todos. O evento será realizado no mesmo local, o HKCEC (Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong) e oferecerá uma plataforma de negócios essencial e liderança de pensamento em um momento de recuperação econômica. A resposta da indústria foi clara: o Vinexpo Hong Kong deve ser remarcada, mas permanecer no primeiro semestre 2020. Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para fazer acontecer o Vinexpo Hong Kong 2020, enfatiza o CEO da Vinexpo, Rodolphe Lameyse.
Uma parcela significativa das empresas confirmou sua participação nas novas datas, e um grande número de países e regiões estarão representados, incluindo participantes fiéis como Chile, Argentina, África do Sul e as principais regiões vinícolas francesas e recém-chegados, como Uruguai, Líbano e Síria.
“Essas novas datas em julho são boas notícias. Todos nós precisamos de uma recuperação econômica e a Vinexpo Hong Kong é sem dúvida a alavanca mais confiável ”, reagiu Guillermo Beltramín, gerente de exportação da Ásia na Emiliana Organic Vinhas. “O Vinexpo Hong Kong é um evento de negócios importante na Ásia, por isso apoiamos o adiamento para 8, 9 e 10 de julho, que nos permitirá reconectar-se com nossos clientes e energizar as vendas no final do ano ”, comentou Philippe Castéja, Presidente da Borie Manoux.
“Definitivamente manteremos nossa presença na Vinexpo Hong Kong em julho próximo. Devido à sua importância para o vinho a Vinexpo será nossa melhor plataforma para garantir a recuperação de nossos negócios na Ásia-Pacífico ”, acrescentou Carmen Fernandez, coordenador de exposições e eventos de Navarro Lopez.
Pela primeira vez este ano, a Vinexpo Hong Kong também sediará a área "Be Spirits", dedicada a bebidas espirituosas e mixologia, lançado no mês passado no Vinexpo Paris. A Vinexpo Hong Kong também fornecerá um programa aprimorado de conferências, masterclasses e degustações, bem como seu WOW! Tema World of Organic Wines, que apresentará vinhos orgânicos e biodinâmicos certificados em uma única área.
Sobre Vinexpo: Em uma iniciativa liderada pela Câmara de Comércio e Indústria de Bordeaux-Gironde, a VINEXPO surgiu em 1981 e hoje é a principal organizadora de eventos do setor de vinhos e bebidas espirituosas. Em 39 anos, a Vinexpo ganhou uma compreensão única do mercado e reuniu uma enorme rede global de distribuidores influentes. A marca agora organiza eventos em cinco cidades em todo o mundo (Bordeaux, Hong Kong, Nova York, Xangai e Paris), além de um roadshow, o Vinexpo Explorer. Todo ano, o grupo também publica um dos estudos mais exaustivos do mercado sobre o consumo global de vinho e bebidas espirituosas: o Vinexpo / IWSR relatório. Vinexpo obteve a certificação ISO 20121. Vinexpo executa um CSR (Responsabilidade Social Corporativa) através de uma série de medidas destinadas a reduzir o seu impacto ambiental e a otimizar a e benefícios econômicos. A Vinexpo está demonstrando seu compromisso com o desempenho de todo o grupo, garantindo seus negócios que são gerenciados em conformidade com a certificação ISO 20121 em “Gerenciamento de sustentabilidade de eventos e sistemas ”.
Para mais informações, visite Vinexpohongkong.com Participe da comunidade www.vinexpohongkong.com
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais: