Espumante Aracuri Brut Chardonnay 2016 é Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2017

Variedade: 100% Chardonnay

Safra: 2016

Região: Campos de Cima da Serra

Altitude: 960 metros

Método de elaboração: Charmat

Teor alcoólico: 11,5 %

Acidez total:  7,2 g/L (ácido tartárico)

Açúcar residual: 9 g/L

Lote 2: 4.300 garrafas

 

Perfil Sensorial: espumante elegante e refrescante de perlage fina e abundante. No aroma destacam-se as notas de damasco, raspas de limão e pão fresco. O paladar é envolvente e cremoso com acidez cativante.

 

Harmonização: frutos do mar; peixes em geral; carnes brancas; molhos pouco condimentados; legumes crus e queijos leves. Temperatura de serviço:  6 - 8 °C

A Aracuri nasceu da paixão que seus criadores têm pelo vinho. Henrique Aliprandini e João Meyer são dois produtores de maçã da região dos Campos de Cima da Serra, Estado do Rio Grande do Sul. Seus conhecimentos sobre as regiões produtoras de maçã ao redor do mundo sempre alimentaram a observação de que “regiões que produzem maçã de qualidade, também produzem uva para vinho de qualidade”. 

Então, em 2005, resolveram unir o conhecimento e a paixão e iniciaram o plantio dos vinhedos da Aracuri. O munícipio escolhido foi Muitos Capões – RS. E logo a filosofia de trabalho pretendida e o local escolhido harmonizaram. 

Aracuri é uma palavra indígena que significa pássaro de árvore alta. O pássaro é o papagaio Charão e a árvore, o pinheiro Araucária. Ambos ameaçados de extinção. Em Muitos Capões existe a Reserva Ecológica Aracuri, criada para ajudar na preservação destas espécies.

Natureza, preservação, brasilidade, identidade, regionalidade, tipicidade. Tudo ficou se encaixou e assim nasceu a Aracuri Vinhos Finos. Com o objetivo de elaborar vinhos que expressem sua origem, seu terroir, a Região Campos de Cima da Serra – RS. E que, para alcançar este objetivo, respeite o ambiente, o ser humano que trabalha no campo e que degusta os vinhos.

Nossos vinhedos estão numa região de altitude, a 960 metros acima do nível do mar. Os ventos são constantes, ajudando a manter as folhas e frutos secos. O solo tem boa profundidade, boa drenagem e baixa fertilidade, evitando encharcamentos. Todos estes aspectos naturais permitem diminuir o uso de defensivos agrícolas. O clima frio proporciona maturação lenta e completa das uvas, que são colhidas manualmente.

No processo de elaboração, somos mais artesanais do que tradicionais. As intervenções na vinificação visam facilitar a expressão da tipicidade regional e não direciona-la a um padrão pré-existente. Por isso, cada safra é única.

Embora ainda não tenhamos vinícola própria, só vinificamos a uva que produzimos. Através da nossa Enóloga, Paula Guerra Schenato, conduzimos passo-a-passo nossa vinificação, respeitando nossa filosofia. Atualmente (2016), temos 11 hectares de vinhedos com as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

A produção varia de 60 a 90.000 kg de uva por safra. Com as quais, elaboramos 13 rótulos distintos, em quatro linhas: Reduto, Collector, Aracuri e Campos Altos. 

O resultado e qualidade deste trabalho têm sido reconhecidos não só pelos consumidores, mas também pelos críticos e especialistas, através de premiações nacionais e internacionais. Não vendemos para supermercados. Nosso trabalho comercial é focado em restaurantes, lojas, empórios, hotéis, eventos.

Fonte: Vinícola Aracuri

Fotos: Vinícola Aracuri

           Vinhos Pelo Mundo                                                                                                     27-11-2017