VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Espumante Aracuri Brut Chardonnay 2016 é Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2017
Variedade: 100% Chardonnay
Safra: 2016
Região: Campos de Cima da Serra
Altitude: 960 metros
Método de elaboração: Charmat
Teor alcoólico: 11,5 %
Acidez total: 7,2 g/L (ácido tartárico)
Açúcar residual: 9 g/L
Lote 2: 4.300 garrafas
Perfil Sensorial: espumante elegante e refrescante de perlage fina e abundante. No aroma destacam-se as notas de damasco, raspas de limão e pão fresco. O paladar é envolvente e cremoso com acidez cativante.
Harmonização: frutos do mar; peixes em geral; carnes brancas; molhos pouco condimentados; legumes crus e queijos leves. Temperatura de serviço: 6 - 8 °C
A Aracuri nasceu da paixão que seus criadores têm pelo vinho. Henrique Aliprandini e João Meyer são dois produtores de maçã da região dos Campos de Cima da Serra, Estado do Rio Grande do Sul. Seus conhecimentos sobre as regiões produtoras de maçã ao redor do mundo sempre alimentaram a observação de que “regiões que produzem maçã de qualidade, também produzem uva para vinho de qualidade”.
Então, em 2005, resolveram unir o conhecimento e a paixão e iniciaram o plantio dos vinhedos da Aracuri. O munícipio escolhido foi Muitos Capões – RS. E logo a filosofia de trabalho pretendida e o local escolhido harmonizaram.
Aracuri é uma palavra indígena que significa pássaro de árvore alta. O pássaro é o papagaio Charão e a árvore, o pinheiro Araucária. Ambos ameaçados de extinção. Em Muitos Capões existe a Reserva Ecológica Aracuri, criada para ajudar na preservação destas espécies.
Natureza, preservação, brasilidade, identidade, regionalidade, tipicidade. Tudo ficou se encaixou e assim nasceu a Aracuri Vinhos Finos. Com o objetivo de elaborar vinhos que expressem sua origem, seu terroir, a Região Campos de Cima da Serra – RS. E que, para alcançar este objetivo, respeite o ambiente, o ser humano que trabalha no campo e que degusta os vinhos.
Nossos vinhedos estão numa região de altitude, a 960 metros acima do nível do mar. Os ventos são constantes, ajudando a manter as folhas e frutos secos. O solo tem boa profundidade, boa drenagem e baixa fertilidade, evitando encharcamentos. Todos estes aspectos naturais permitem diminuir o uso de defensivos agrícolas. O clima frio proporciona maturação lenta e completa das uvas, que são colhidas manualmente.
No processo de elaboração, somos mais artesanais do que tradicionais. As intervenções na vinificação visam facilitar a expressão da tipicidade regional e não direciona-la a um padrão pré-existente. Por isso, cada safra é única.
Embora ainda não tenhamos vinícola própria, só vinificamos a uva que produzimos. Através da nossa Enóloga, Paula Guerra Schenato, conduzimos passo-a-passo nossa vinificação, respeitando nossa filosofia. Atualmente (2016), temos 11 hectares de vinhedos com as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
A produção varia de 60 a 90.000 kg de uva por safra. Com as quais, elaboramos 13 rótulos distintos, em quatro linhas: Reduto, Collector, Aracuri e Campos Altos.
O resultado e qualidade deste trabalho têm sido reconhecidos não só pelos consumidores, mas também pelos críticos e especialistas, através de premiações nacionais e internacionais. Não vendemos para supermercados. Nosso trabalho comercial é focado em restaurantes, lojas, empórios, hotéis, eventos.
Fonte: Vinícola Aracuri
Fotos: Vinícola Aracuri
Vinhos Pelo Mundo 27-11-2017