Wines of Chile 2017 - São Paulo

Foi a 7ª edição anual do evento em São Paulo

Potência vitivinícola do chamado Novo Mundo, o Chile fechou 2016 com 47% do mercado de vinhos importados no Brasil, ranking que lidera desde 2002 e onde apresenta crescimento constante. No último ano, o aumento foi de 8,97% em valor e 14,53% em volume (os dados são da Intelvid) e o Brasil segue entre os cinco principais mercados de exportação para os vinhos do Chile, que registram presença maciça nas prateleiras de lojas e supermercados, em restaurantes, na mente e no paladar dos apreciadores no Brasil.

Uma delegação de produtores e enólogos de 37 representativas vinícolas do país desembarcou no Brasil no dia 9 de agosto para o 7º Tasting Wines of Chile, um dos principais eventos de vinhos no País, realizado no icônico Hotel Unique.

A Masterclass que abriu o evento teve a presença de 50 jornalistas, formadores de opinião e sommeliers. Foi comandada pelo especialista brasileiro Jorge Lucki, que conduziu a degustação de dez vinhos expressivos da ‘Qualidade e Diversidade’ dos vinhos do Chile, tema da grande aula. Enólogos das vinícolas que integraram a Masterclass compuseram a mesa diretora do evento: Nicolás Farias (Viña Undurraga), Francisco Grohnert (Viña Ventisquero), Marcelo Papa (Concha y Toro), Felipe Ortiz (Casa Donoso), María Paz Garcés (Garcés Silva Family Vineyards), Mario Geisse (Casa Silva), Eugenio Lira (Las Niñas), Patricio Torres (Veramonte), Gonzalo Guzmán (El Principal) e Germán Lyon (Perez Cruz).

“O Brasil é um dos mercados mais importantes para a Wines of Chile. No primeiro semestre deste ano teve um crescimento de 20%. Nós costumamos dizer que os brasileiros têm o vinho chileno em seu coração; nossos vinhos satisfazem os paladares e os corações dos apreciadores do Brasil”, resume Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile.

Após a Masterclass, mais de 900 profissionais do setor participaram do Walk Around Tasting e degustaram as novidades e destaques de 37 vinícolas que ocuparam um dos mais amplos salões do Hotel Unique.

“O Brasil é nosso primeiro sócio comercial do Chile na América Latina e o 4º em todo o mundo. São 20 anos de relação comercial que levaram os vinhos chilenos a estarem, por 15 anos consecutivos, no primeiro lugar do ranking de vinhos importados no Brasil”, finaliza María Julia Riquelme, diretora do ProChile Brasil.

 Veja as vinícolas participantes e os 10 vinhos da Masterclass do 7º Tasting Wines of Chile em São Paulo

Apaltagua, Bodega y Viñedos Korta, Casas Del Bosque, Concha y Toro, Cono Sur, Emiliana, Encierra, Espiritu de Chile, Garcés Silva Family Vineyards, Miguel Torres Chile, Santa Rita, Siegel Family Wines, Veramonte, Viña Alto Quilipin, Viña Anakena, Viña Aresti, Viña Bisquertt, Viña Carmen, Viña Casa Donoso, Viña Casa Silva, Viña Casablanca, Viña Cousiño Macul, Viña Doña Javiera, Viña Echeverria, Viña El Principal, Viña Errazuriz, Viña Las Niñas, Viña Montes, Viña Perez Cruz, Viña Requingua, Viña San Esteban/In Situ, Viña San Pedro, Viña Santa Carolina, Viña Tarapacá, Viña Undurraga, Viña Valdivieso, e Viña Ventisquero.

Fonte: CH2A Comunicação

Fotos: Vinhos Pelo Mundo

14-08-2017 

* Undurraga - T.H. Sauvignon Blanc Lo Abarca 2017

* Ventisquero - Tara White Wine 1/ Chardonnay 2014

* Concha Y Toro - Marques de Casa Concha Pinot Noir Edição Limitada 2016

*Casa Donoso - Limited Release Sucesor Romano 2015

* Garces Silva - Boya Syrah 2015

*Casa Silva - Microterroir De Los Lingues Carmenere 2011

* Las Niñas - Premium Las Niñas Orgânico 2015

* Neyen - Neyen 2011

*Viña El Principal - El Principal 2013

*Pérez Cruz - Pircas De Liguai Cabernet Sauvignon 2013