VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Wine Day Qualimpor - Rio de Janeiro
Foi uma degustação de grandes vinhos do Esporão, Crasto, Murças, Ameal, Taylor´s e Freixenet
Aconteceu no Rio de Janeiro mais uma edição do Wine Day da Importadora Qualimpor. O evento aconteceu, dia 23 de maio, na Churrascaria Fogo de Chão de Botafogo.
Na degustação os produtos do portfólio da importadora: vinhos e azeites do Esporão, da Quinta do Crasto e da Quinta dos Murças, além dos vinhos orgânicos da Quinta do Ameal, dos vinhos do Porto Taylor´s e dos cavas Freixenet.
Destinado a enófilos, profissionais do segmento e imprensa, o Wine Day teve a presença de João Roquette, diretor da Qualimpor; do enólogo do Esporão David Baverstock; de Tomás Roquette, produtor do Crasto; do diretor de Murças, Nuno Cabral; do produtor da Quinta do Ameal, Pedro Araújo; do diretor da Taylor´s, Fernando Seixas e do diretor da Freixenet no Brasil, Fabiano Ruiz.
O evento contou com um grande número de profissionais do mercado de vinhos. Destaque aos novos vinhos de Murças: Margem, Minas e VV47; além das novas safras dos conhecidos Esporão Reserva, do Monte Velho Tinto 2015 e dos Portos Taylor´s Edição Especial 325 anos e Taylor´s Single Harvest 1967. Uma outra novidade no portfólio da importadora é o vinho Bico Amarelo da Quinta do Ameal, além da nova safra do Crasto Superior, do Crasto Syrah e do cava Freixenet Ice Rosé.
A QUINTA DO CRASTO
Com uma localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal, a Quinta do Crasto é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século. Tal como as grandes Quintas do Douro, a origem da Quinta do Crasto remonta a tempos longínquos na história do país: o nome Crasto deriva do latim castrum e significa “forte romano”. www.quintadocrasto.pt
A QUINTA DOS MURÇAS/ESPORÃO
Situada no centro da DOC Douro, é caracterizada pela presença de 8 terroirs muito marcados pelas montanhas, pelas diferentes altitudes e exposições solares, pelos solos xistosos e pelo clima característico do vale do rio Douro. Nas vinhas foram plantadas dezenas de castas autóctones, com uma Produção Biológica e Produção Integrada. As oliveiras, laranjeiras, amendoeiras e mata mediterrânica ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema. www.esporao.com/pt-pt/produtos/
É uma pequena propriedade muito antiga de 1710 com uma rara beleza natural. Na quinta são produzidos vinhos brancos de excelência feitos a partir de uma casta de uvas portuguesa chamada Loureiro. Esta atinge a sua maior expressão aromática e gustativa no fantástico Vale do Lima onde estão situados.
Os vinhos produzidos, exclusivamente a partir de uvas cultivadas organicamente na Quinta, assentam numa filosofia de produção que se traduz em concentrar a maior atenção e energia na vinha, conseguindo assim produzir uvas de grande qualidade e excelência para que, desta forma, alcancem vinhos únicos, de "terroir", com grande personalidade e carácter. www.quintadoameal.com
A TAYLOR'S
Para muitos, a Taylor’s é a mais ilustre casa produtora de vinhos do Porto e beber os seus vinhos constitui a mais sublime das experiências. Criada há mais de três séculos, em 1692, a Taylor’s é uma das mais antigas casas de comércio do vinho do Porto que se dedica exclusivamente à produção de vinho do Porto e, especialmente, aos seus melhores estilos. www.taylor.pt
A FREIXENET
Há mais de 150 anos, na pequena localidade catalã de Sant Sadurní D’Anoia, a família Sala começou a produzir e exportar vinhos de qualidade. No século XX, Dolores Sala se casa com Pedro Ferrer Bosch, união da que nasceria uma prestigiosa empresa viticultura. O casal formava uma equipe perfeita: Dolores era uma profunda conhecedora de todos os aspectos da produção vinícola, e Pedro, um homem de negócios brilhante e entusiasta. Juntos ganharam popularidade e reputação graças a seus vinhos e espumantes. Freixenet sempre esteve focada na alta qualidade de seus produtos, o que a levou a converter-se na empresa número 1 na comercialização de vinhos espumantes em todo o mundo. Na Espanha, a produção de Cava, nome regulado como Denominação de Origem (D.O. Cava), se concentra na região de Penedés, ao sul de Barcelona. www.freixenet.com.br
Importadora de todas essas marcas, a Qualimpor distribui e comercializa os produtos através de uma equipe própria e de mais de 20 representantes nos estados brasileiros, atingindo assim todo o território nacional.
Mais informações www.qualimpor.com.br
Fonte: Tema Assessoria de Comunicação
Fotos: Vinhos Pelo Mundo
24-05-2017