VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Lançamento dos Vinhos Orgânicos "LES ANIMALS"
O almoço harmonizado e apresentação dos vinhos orgânicos "LES ANIMALS", contou com a presença de François Perrin e sua esposa Isabel Sued do Chateau de Beaucastel.
É uma seleção de vinhos frescos e frutados da família Perrin. Os vinhedos estão em Luberon e na encosta do Mont Ventoux no sul da França.🇫🇷Nos rótulos, destacam-se: o Urso Branco (o branco), o Elefante Rosa (o rosé) e a Formiga Vermelha (o tinto). São três lindas garrafas que parecem ser feitas para os meses de verão e que lindamente se apresentam nas mesas. São vinhos🍷frescos, fáceis de beber e harmonizam 100% com o clima brasileiro.
Os vinhos são da Importadora ACF WINES. O evento foi organizado pelo Grupo Baco com apresentação de Marcelo Copello, Alberto de Suede Ramos e François Perrin. Veja na reportagem.
A Filosofia De Beaucastel
Respeitar o terroir, significa tanto o solo, o meio ambiente e a história do lugar.
Pioneira na inovadora agricultura biológica em 1950 e biodinâmica, em 1974, a família Perrin está profundamente convencida que, para fazer um vinho expressivo, a uva deve ter gosto, e deve revelar a essência dos aromas e a grandeza de suas origens.
No Castelo de Beaucastel, a videira sofre a influenciada do seu universo, isto é, a terra, os animais e as estrelas. Abelhas, pássaros, cigarras e outras joaninhas vivem em harmonia com o vinhedo. Todos os dias, o trabalho é estimular a fisiologia da planta e sua resistência natural dentro de um ecossistema único.
O Urso Branco
É ideal para um aperitivo ou com uma refeição simples.
O Terroir - Antigos depósitos aluviais de pedras redondas e planas, margas calcárias e manchas de argila criadas por fluxos alpinos aluviais.
O Processo - As uvas são levemente esmagadas, em seguida, pressionadas em uma prensa pneumática, antes da clarificação do mosto e da fermentação fria. Isso ocorre em cubas para 90% da mistura, com 10% fermentados em barricas novas de carvalho com agitação. O vinho permanece em tanques de aço inoxidável até o mês de janeiro até ser engarrafado.
As Variedades - Bourboulenc, Grenache blanc, Roussanne, Ugni Blanc e Vermentino.
O Elefante Rosa
Se você gosta de vinhos rosé, este é fácil de beber, perfeitamente adequado para aperitivos e culinária simples. Muito bom para levar para a piscina e praia, entre os três, foi o que mais se destacou.
O Terroir - Depósitos aluviais antigos com seixos lisos e redondos, marga calcária, com algumas áreas denominadas Collets du Luberon, zonas rochosas próximas à argila, resultado de escoamentos de dilúvio alpino.
O Processo - O vinho é elaborado pelo método Saignée, tem vinificação em tanques de aço inoxidável, é engarrafado em janeiro.
As Variedades - Cinsault, Grenache e Syrah.
A Formiga Vermelha
É um vinho fresco, frutado, equilibrado, despretensioso, genuíno e saboroso. Bom para uma boa carne.
O Terroir - As vinhas estão localizadas nas encostas do Mont Ventoux. A altitude oferece frescor, o que proporciona um bom nível de acidez às uvas. De acordo com a altitude, ao redor da base do Mont Ventoux, encontra-se calcário. Solos vermelhos do Mediterrâneo misturam-se com detritos de giz e pedras redondas.
O Processo - Quase todas as uvas são levemente esmagadas e fermentadas em cubas de cimento de 150 e 300 hectolitros. A fermentação é clássica e prolongada. O vinho é mantido em cubas e grandes barris de carvalho por dez meses, depois engarrafado em julho.
As Variedades - Carignan, Cinsault, Grenache, Syrah
06-03-2019
Galeria de Fotos