Degustação Intimista Natureba

No inicio deste ano, Leonardo Reis, o sommelier da enoteca Saint VinSaint, localizada no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo, visitou as vinícolas Orsi Vigneto San Vito na Itália e Movia na Eslovênia. Ele idealizou esta degustação para divulgar as novidades naturebas destes produtores.

 

Vale lembrar que a Enoteca Saint VinSaint é especializada em cozinha sazonal de insumos 100% orgânicos, artesanais e tem a primeira e única carta exclusiva de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais do Brasil.

Conheça mais a Enoteca Sain VinSaint -  http://www.saintvinsaint.com.br/

Solimar Amaral

Sommelière

Conheça mais a Vinícola Orsi Vigneto San Vito

https://www.vignetosanvito.it/

A Orsi Vigneto San Vito é uma vinícola familiar, está localizada perto de Bolonha, Itália, na cidade de Valsamoggia. Desde 2005 a familia Orsi está na região produzindo vinhos a partir de vinhedos biodinâmicos, com vinificação natural, fermentação com leveduras nativas, sem clarificação, sem filtragem e com o uso de mínimas quantidades de sulfitos, visando obter vinhos originais que expressem o terroir.

 

Destaque para o vinho Posca Bianca, safra 2018, elaborado com a uva Pignoletto, vinificado através de fermentação natural, sem clarificação e sem filtragem, passa por tanque de inox e cimento e é finalizado com o método de tanque perpétuo, também conhecido como vasca perpetua, onde é adicionado a diversas safras antes de ser engarrafado, obtendo um produto final diferenciado e que agrada ao paladar.

A tradicional vinícola Movia está localizada na fronteira da Eslovênia com a Itália, a propriedade está com a família Kristancic desde 1820. Os vinhedos são parte orgânicos e parte biodinâmicos, elaboram os vinhos pelo método natural com o mínimo de intervenção e com pouca ou até mesmo sem adição de sulfitos.

Destaque para o vinho Lunar, safra 2014, elaborado com a uva Chardonnay e a uva Rebula, em iguais proporções, sem clarificação, sem filtragem e sem adição de sulfitos, passa por 8 meses ou “luas” em barrica até ser engarrafado, resultando em um vinho laranja com aromas interessantes e persistente na boca.

Conheça mais a Vinícola Movia - http://www.movia.si/​

Movia Lunar 

Orsi Posca Bianca  

Texto e fotos Solimar Amaral - Sommelière formada pela ABS-SP (Associação Brasileira dos Sommeliers de São Paulo). Tem parceria com VINHOS PELO MUNDO em matérias, produção, harmonizações e consultoria de vinhos. 29-03-2019