Vinhos da Península de Setúbal - Rio de Janeiro

A Península de Setúbal é uma região portuguesa ao sul de Lisboa que tem uma área de 1421 km². Apresenta dois tipos de paisagens. Uma caracteriza-se pelo seu relevo mais acentuado com vinhas plantadas em solos argiloso-calcários, entre os 100 e os 500 metros, aproveitando as encostas da Serra da Arrábida que as protegem do oceano Atlântico. A outra tipologia paisagística, que representa cerca de 80% do total da região, abrange terras planas ou com suaves ondulações, raramente ultrapassando os 150 metros de altura. Estes terrenos são compostos por solos de areia perfeitos para a produção de uvas de grande qualidade.

A prova dos vinhos no Rio de Janeiro foi no Copacabana Palace com a presença de oito produtores da região. A Master Class foi apresentada pelo renomado sommelier Diego Arrebola.

 

As vinhas da Península de Setúbal se dividem por duas zonas: a montanhosa, formada pelas serras, Arrábida, São Luís e Rasca e seus prolongamentos nos montes de Palmela, Barris, São Francisco e Azeitão, variando a altitude entre os 100 e os 500 metros; e as planícies dos concelhos de Palmela e Montijo, que se estendem param o sul.

O clima do Sul de Portugal, é tipicamente mediterrânico, com um verão quente e seco, alternando com um inverno relativamente frio e chuvoso. A humidade relativa média anual situa-se entre os 75% a 80%, o que reflete a proximidade ao mar da região, apresentando valores mais baixos nos meses de verão. A região apresenta valores de insolação elevados - 2200 horas - sendo os valores de verão superiores a 300 horas de sol por mês. A maior parte das vinhas encontra-se em zonas planas, também existem vinhas situadas na Serra da Arrábida. Existem vinhas velhas com 40 anos.

O Vinho Moscatel de Setúbal

O Moscatel de Setúbal é o vinho emblemático da Região Vitivinícola da Península de Setúbal e um dos tesouros dos vinhos portugueses. É nesta região que, se produzem um dos mais prestigiados vinhos generosos portugueses, apreciados por antigos reis e pelo povo. Os Moscatéis de Setúbal são colocados no mercado a partir de 2 anos de idade, podendo ter 10 anos ou mais de idade. Apresentam um elevado grau de doçura, são muito aromáticos e de sabor persistente.

As Castas Brancas da Região

Moscatel de Setúbal, Fernão Pires, Arinto, Antão Vaz, Verdelho, Chardonnay, Viosinho, Viognier, Síria, Malvasia Fina, Sauvignon, Alvarinho, Sercial, Rabo de Ovelha, Pinot Blanc, Moscatel Galego Branco, Tamarez, Semillon, Loureiro, Boal Branco e Encruzado.

As Castas Tintas da Região

Castelão, Syrah, Aragonez, Touriga Nacional, Moscatel Roxo, Trincadeira, Cabernet-Sauvignon, Alicante-Bouschet, Touriga-Franca, Merlot, Alfrocheiro, Tinta-Barroca, Tinta-Miúda, Tannat, Tinto-Cão, Petit-Verdot, Pinot Noir, Bastardo, Tinta-Caiada, Baga e Moreto.

 

Vinícolas Presentes no Evento

 

Adega de Pegões www.cooppegoes.pt

Casa Ermelinda Freitas www.ermelindafreitas.pt

Herdade da Comporta www.herdadedacomporta.pt

José Maria da Fonseca www.jmf.pt

Quinta do Brejinho da Costa www.brejinhodacosta.pt

Quinta do Piloto www.quintadopiloto.pt

Sivipa www.sivipa.pt

Venâncio da Costa Lima www.venanciodacostalima.pt

Mais informações www.vinhosdapeninsuladesetubal.pt                 01-06-2017

Fotos: Vinhos Pelo Mundo