VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Maior feira profissional de vinhos na América Latina promove degustação online sobre vinhos brasileiros
Wine South America traz ao público a oportunidade de degustar vinhos com Cecília Aldaz, Jéssica Marinzeck, Daniel Perches, Vinícius Santiago, Rodrigo Ferraz e Sefora Kniphoff.
No dia 13 de maio, a Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos na América Latina, traz ao público a oportunidade de participar de uma degustação online sobre vinhos brasileiros.
O encontro acontecerá às 19 horas, e contará com a participação de sommeliers e digital influencers de diferentes áreas, formando um amplo e diversificado painel sobre As Indicações Geográficas do Vinho Brasileiro: Campanha Gaúcha, Altos Montes, Farroupilha, Pinto Bandeira, Vales da Uva Goethe e Vale dos Vinhedos (D.O).
Para falar sobre o tema, o evento reunirá Cecília Aldaz, apresentadora do programa "Um Brinde ao Vinho"; Jéssica Marinzeck, da Evino; Sefora Kniphoff, que compartilha suas experiências no perfil @vinhosecaminhos; Daniel Perches, criador do blog Vinhos de Corte; Vinícius Santiago, da ABS-RS; Rodrigo Ferraz, do canal Vinhos de Bicicleta; e o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers - Seção Rio Grande do Sul (ABS-RS), Júlio César Kunz, conduzindo a degustação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.winesa.com.br/summit. Quem quiser acompanhar a prova degustando os vinhos em casa, pode comprar o ‘Kit Wine Summit’ no site da Evino. São 6 vinhos (três tintos, um branco, um espumante e um espumante rosé) e o valor do kit é de R$ 440,00.
"A parceria com a Evino possibilita que as pessoas possam acompanhar em casa a degustação, tendo a experiência completa. Dessa forma, ficarão ainda mais evidentes a qualidade e a diversidade do vinho brasileiro", antecipa Júlio César Kunz.
Os Desafios do Vinho em 2021
No dia 12 de maio, também dentro da programação do Wine Summit, grandes profissionais do setor vão falar sobre o mercado do vinho e os desafios impostos pelo segundo ano da pandemia. Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, vai apresentar um panorama do segmento de vinhos no Brasil, sob o tema ‘Como o vinho brasileiro pode manter o crescimento diante dos desafios do mercado?’, apresentando dados do setor vitivinícola nacional do primeiro trimestre.
Vão debater o assunto com ele, de forma digital, o sócio-fundador e co-CEO da Evino, Ari Gorenstein; o sócio-proprietário do The Wine Pub e sócio da importadora Cellar Vinhos, Eduardo M. Araujo; o proprietário da Vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira (RS), Daniel Panizzi; o cirurgião vascular e sommelier, Leandro Baena, conhecido como @chorodavideira; o diretor da Cantu Importadora, Julio Vargas; e o sócio-proprietário da Bodega Sossego e da Vineria1976, René Ormazabal Moura.
O Wine Summit integra e antecipa a programação da Wine South America, que chega ao seu terceiro ano em 2021, após duas edições bem-sucedidas. A feira já se estabeleceu como o principal encontro de negócios da indústria do vinho no Brasil e está programada para os dias 22 a 24 de setembro.
A atividade é promovida juntamente com as entidades setoriais Uvibra, Sindivinho, Fecovinho e Agavi, através da Uvibra-Consevitis-RS - conselho formado por entidades do vinho, atrelado à União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Brasileira de Sommeliers - Seção Rio Grande do Sul (ABS-RS).
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
VINHOS PELO MUNDO e Agência Ch2a Comunicação www.ch2a.com.br
05-2021