ExpoVinis 2017

ExpoVinis surpreende e reúne público qualificado com foco em negócios

Organizado pela Informa Exhibitions, o ExpoVinis Brasil 2017, principal evento de vinhos realizado na América Latina, persistiu em meio ao atual cenário econômico e promoveu adequações que trouxeram um público profissional altamente qualificado e interessado nos rótulos e tendências de países como Brasil, Chile, Portugal, Itália, Eslovênia, Reino Unido, Argentina e Espanha.

 

Este ano, 94,5% do público foi formado por profissionais do setor, que tiveram a oportunidade de degustar e ampliar o conhecimento sobre o universo dos vinhos através dos novos rótulos de produtores e importadores, e dos vinhos de marcas tradicionais. Destes, 74% têm envolvimento direto na decisão de compra e 25% eram de segmentos de alimentação fora do lar, atestando a decisão acertada de realizar o ExpoVinis Brasil simultaneamente à Fispal Food Service, principal evento do setor na América Latina.

 

Destaque para os 75% de visitantes do estado de São Paulo, que concentra o maior número de estabelecimentos compradores de vinho. Também expressiva foi a visitação dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre as mais de 6 mil pessoas que passaram pelo Expo Center Norte estiveram presentes visitantes do Chile, Itália, Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Espanha e Portugal.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que reuniu 20 vinícolas em seu espaço na feira, proprietários de empórios, pequenos mercados, bistrôs e de wine bares circulavam entre os estandes garimpando as bebidas que mais se identificavam com os seus negócios. “Os novos negócios conhecem melhor seus clientes e os vinhos brasileiros vêm despertando o interesse dos consumidores”, resumiu o enólogo e José Virgílio Venturini.

 

“Com o alto número de visitantes profissionais, foi possível fazer uma divulgação adequada da Quinta da Sequeira. Quanto ao tipo de visitantes que procurávamos, especialmente importadores, também estimamos um número interessante; e muitos deles já tinham interesse em importação dos nossos vinhos”, explicou Mário Cardoso, da quinta portuguesa.

 

Para Rudá Carvallho, da Carvalho Vino, participar do ExpoVinis pela primeira vez foi uma experiência única, com uma exposição muito acima da esperada. “A conquista do TOP TEN começou no ano passado, quando fizemos uma longa pesquisa visitando todos os emergentes produtores chilenos, com vinhos incríveis, totalmente fora da curva, como exemplo o Km0, vencedor na categoria Tinto Novo Mundo, ou os argentinos da Vinícola Argana e os chilenos BOWines Fillo e Malcriado, sucesso entre o público da feira”, finaliza.

TOP TEN

Uma das provas mais respeitadas no Brasil, o TOP TEN ExpoVinis voltou a indicar os melhores rótulos da feira nas categorias Espumante Brasileiro, Espumante Importado, Branco Brasileiro, Branco Importado, Rosado, Tinto Brasileiro, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.

 

O júri que elegeu os rótulos foi comandado por Jorge Lucki, consultor da feira. Vencedor na categoria ‘Tinto Brasileiro’, o Casa Verrone Syrah Speciale 2015 foi um dos destaques do evento e do espaço do RED Buteco.

Fonte: CH2A Comunicação

Fotos: Vinhos Pelo Mundo

26-06-2017

Espumante Brasileiro: Peterlongo Elegance Produtor: Vinícola Peterlongo

www.peterlongo.com.br

Branco Brasileiro: Don Guerino Sinais Sauvignon Blanc 2017 Produtor: Vinícola Don Guerino www.donguerino.com.br

Branco Importado: Clearview Chardonnay Reserve 2014 Importador: Premium

www.clearviewestate.co.nz 

Espumante Importado: Gramona La Cuvee Reserva Brut 2012 Importador: Casa Flora www.gramona.com

Rosado: Chiaretto 2015 Importador: Galeria dos Vinhos

www.camaiol.it

Tinto Velho Mundo – Península Ibérica: Manzwine Pomar do Espírito Santo Reserva Importador: All Wine e Lusitanos Brands www.manzwine.com

Tinto Brasileiro: Syrah Speciale 2015 Produtor: Casa Verrone

www.casaverrone.com.br

Tinto Velho Mundo II - Itália, França, entre outros’: Chateau Fleur Cardinale Grand Cru Classé 2007 Importador: Casa Flora www.fleurcardinale.com

Tinto Novo Mundo: Carvalho Vino Km 0 Importador: Mundial Imp. e Exp.

www.carvalhovino.com.br

Fortificados e Doces:

Porto Messias 10 Anos

www.cavesmessias.pt