VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
A ‘VINOTEJO 2017’ REUNIU 500 PESSOAS E PROMOVEU A DEGUSTAÇÃO DE 100 RÓTULOS NO CLUB ATHLETICO PAULISTANO EM SÃO PAULO
O Jantar de Confraternização
Reportagem: Malu Abib / Direção: Francisco Carneiro
Os participantes puderam experimentar os lançamentos de brancos, tintos e rosés; no total 100 rótulos, aprovados pela CVR TEJO (Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (www.vinhosdotejo.com), entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região vitivinícola portuguesa, que atualmente é uma das regiões de vinho mais reconhecidas pelo Consumidor Brasileiro segundo o inquérito Vinitrack - promovido pela empresa inglesa Wine Intelligence.
Este ano, durante o evento, realizaram-se duas Master Class sobre o tema ‘Os Grandes Vinhos do TEJO’, que foram conduzidas por Diego Arrebola-considerado um dos melhores sommeliers do mundo e o melhor do Brasil -, e foram também entregues os prêmios às melhores receitas harmonizadas com vinhos do TEJO, em parceria com o curso de Gastronomia da ‘Universidade Metodista’. A aluna Natalia Graci, que tirou o primeiro lugar, vai para Portugal aprender um pouco mais da gastronomia da região do TEJO com o aclamado chef português Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão).
Para encerrar o evento, que foi organizado pela Wine Senses (Brasil), houve um momento de Fado, conduzido pela jovem portuguesa Beatriz Santanita, que dividiu o palco com a brasileira Ilda Maria, acompanhadas dos brasileiros Ricardo Araújo (guitarra portuguesa) e Renato Araújo (violão).
A quarta edição da VINOTEJO - ‘Grande Prova de Vinhos do TEJO 2017’ - que é o evento anual para apresentação dos rótulos dos principais Produtores desta região portuguesa para o público brasileiro, foi um grande sucesso, reunindo cerca de 500 pessoas, dentre profissionais, imprensa e amantes do vinho.
O local escolhido para a VINOTEJO 2017 foi, pela primeira vez, o tradicional ‘Club Athletico
Paulistano’, localizado no Jardim América, em São Paulo. A estrutura do clube foi bastante elogiada, proporcionando o ambiente perfeito para a degustação dos premiados vinhos.
A Grande Prova Anual dos Vinhos do Tejo
Vídeo Clip do Jantar e Grande Prova
Produtores participantes:
AGRO-BATORÉU – www.batoreu.com
ADEGA COOPERATIVA DO CARTAXO – www.adegacartaxo.pt
CASAL BRANCO – www.casalbranco.com
CASAL DA COELHEIRA – www.casaldacoelheira.com
CASAL DO CONDE - www.sacasaldoconde.com
QUINTA DO CASAL MONTEIRO - www.casalmonteiro.pt
FIÚZA & BRIGHT - www.fiuzabright.pt
QUINTA DA ALORNA – www.alorna.pt
ENOPORT – UNITED WINES - www.enoport.pt
QUINTA DA RIBEIRINHA – www.quintadaribeirinha.com
Wine Senses Brasil
www.winesenses.com.br – www.caravanadosvinhosdotejo.com.br
E-mail: info@caravanadosvinhosdotejo.com.br
Fonte: Malu Abib Comunicação Estratégica
e-mails: malu@maluabib.com.br / malu.abib@hotmail.com