VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Grupo Bulgheroni da Itália no Brasil
A World Wine recebeu no Brasil a visita de Stefano Capurso, CEO do Grupo Bulgheroni na Itália, que passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, para compartilhar sua experiência no universo do vinho e apresentar a Itália por meio dos rótulos das marcas que representa desde 2018: Dievole, Podere Brizio e Tenuta Meraviglia.
Com 330 hectares de vinhedos plantados, o Grupo está presente nas três maiores denominações da Toscana (Chianti Classico, Montalcino e Bolgheri). “Estamos nos aproximando do mercado brasileiro com olhar cuidadoso. Sabemos que trata-se de uma categoria forte no país e por isso contamos com um importador forte e exclusivo, que nos ajudará a criar relações para um crescimento sólido”, afirma Stefano Capurso.
Há 10 anos a família Bulgheroni faz história no universo do vinho, com propriedades na Argentina, Estados Unidos, Uruguai (com a famosa Bodega Garzón, um dos best sellers da World Wine) e também de algumas regiões do Velho Mundo, como Bordeaux, na França, e Toscana, na Itália. As vinícolas são altamente sustentáveis e possuem tecnologia de ponta. Nomes de peso como o renomado enólogo italiano Alberto Antonini e o famoso chefe argentino Francis Mallmann fazem parte do time.
O CEO do Grupo Bulgheroni na Itália, o executivo Stefano Capurso, veio ao país para apresentar as marcas italianas Dievole, Podere Brizio e Tenuta Meraviglia, exclusivas do portfólio da Importadora World Wine.
Conheça mais sobre cada marca e os rótulos disponíveis no portfólio World Wine
*Dievole
Localizada ao norte de Siena, na cidade de Vagliagli, Dievole está há aproximadamente 450 metros de altitude. Nessa região, o vinho já é produzido por quase 1000 anos, muitas vezes lutando com um clima difícil. Atualmente 80 hectares são plantados com videiras fincadas em solos calcários, com abundância em fósseis marinhos. O objetivo de Dievole é recuperar o caráter das uvas autóctones da Toscana com o máximo respeito pela autenticidade de terroir.
*Podere Brizio
Contando com 33 hectares de terreno, a Podere Brizio possui cerca de 11,5 hectares plantados com Sangiovese, e outros 2 hectares com oliveiras. Essa incrível joia fincada em Montalcino utiliza as práticas mais naturais possíveis, com objetivo de capturar o caráter que os rodeia e trazê-lo até a taça. Toda a propriedade se concentra na agricultura sustentável, com filosofia de utilizar apenas leveduras nativas, gerando vinhos autênticos e complexos. A rica terra vermelha, comum nesta vertente, é o lugar perfeito para as vinhas e para esse tipo de produção, que a propriedade vem consistentemente realizando desde 2013.
Tenuta Meraviglia
Em Bolgheri, no topo da colina que domina a paisagem, Tenuta Meraviglia, que significa "maravilha", diz tudo com o seu nome: maravilhosas vistas ao longo do litoral toscano. Jovem, a tenuta possui a visão clara de transmitir aromas e sabores autênticos do local. Contando com 30 hectares plantados com castas bordalesas e locais, elabora vinhos com práticas sustentáveis e naturais, que se mostram expansivos, com personalidade e harmoniosos. Desta forma, as uvas melhor expressam seus atributos mais distintos, tornando-se vinhos envolventes e agradáveis. Isto também vem do trabalho meticuloso realizado na vinícola, que pratica fermentação espontânea usando exclusivamente levedura indígena em cubas de concreto, o que garante a micro oxigenação do mosto e refinamento em grandes barris de carvalho francês, que preserva e aperfeiçoa as qualidades organolépticas do mosto uvas.
Sobre World Wine
Fundada em 1999, a World Wine é uma das maiores referências na difusão da cultura do vinho no Brasil. Seu portfólio é repleto de grandes produtores do mundo todo, com mais de dois mil rótulos e lojas que reúnem qualidade, diversidade e sofisticação. As compras também podem ser realizadas pelo site, onde os clientes têm acesso a mais informações sobre os produtos. www.worldwine.com.br
20-05-2019