Vinícolas Loudas e Tsilili na Grécia

 

A região de Metéora que fica no centro Grécia tem um terroir particular, tornando a região um berço eterno na produção de vinhos e destilados da uva.

 

Em Metéora está localizado o importante complexo de mosteiros do Cristianismo Oriental. Seis mosteiros foram construídos sobre pilares de rocha de arenito na região noroeste da planície da Tessália, na cidade de Kalabáka.

 

Durante a época bizantina, a cultura do vinho era sagrada e a evolução da vinificação passou para as mãos dos monges que habitavam as rochas sagradas, este trabalho era praticado com a mesma reverência, como adorar a Deus.

 

Visitei esta região para conhecer duas vinícolas que realizam um belo trabalho nas atividades do vinho e destilados.

 

O Tsipouro produzido pelo bagaço da uva, (resíduo da prensa do vinho) é uma bebida destilada forte contendo 40-45% de álcool. Ele é produzido em dois tipos: puro ou com sabor de anis.

 

Segundo a tradição, a primeira produção de Tsipouro foi do trabalho de monges ortodoxos gregos no século 14, no Monte Athos, na Macedónia, Grécia.

 

O destilado é colocado para amadurecer tanto em tanques de aço inoxidável, como também pode ser envelhecido em barris de madeira para transformar o 'Tsipouro envelhecido', em uma nova bebida que pode ser comparada ao whisky.

 

Conheça na reportagem, a "Vinícola Loudas" e a "Vinícola Tsilili"

 

Conheça mais a Vinícola Loudas http://www.loudas.gr/

 

Conheça mais a Vinícola Tsilili http://www.tsililis.gr/