


Miolo Gamay Nouveau 2017
Lançado ao final da colheita da safra 2017 no Brasil, este vinho é elaborado com uvas da variedade Gamay, da região da Campanha Meridional no Rio Grande do Sul. Produzido atravéz do processo de maceração carbônica, o que confere um sabor único. Este estilo de vinho é leve e bem frutado, assim como os gamays franceses mundialmente conhecidos como Beaujolais Nouveau.
A Miolo desde 2008, seleciona rótulos diferentes para cada ano. São rótulos temáticos que representem as festividades da chegada do Gamay. Inspiração na arte contemporânea para festejar o primeiro vinho da safra em seu rótulo, por meio de traços fluidos e cores que remetem a uva e aos vinhedos.
Na harmonização com a boa gastronomia, o Gamay deve acompanhar pratos leves e deve ser bebido gelado a uma temperatura de 10 a 12oC. Preferencialmente deve ser consumido dentre um ano a partir da colheita.


Ficha Técnica
Vinho da variedade Gamay proveniente dos vinhedos do Seival localizados na região da Campanha Meridional. Este vinho é produzido pelo processo de maceração carbônica, o qual lhe confere aroma e leveza particulares.
VINHA
Região: Campanha Meridional - RS
Solo: Arenoargiloso de topografia plana
Clima: Quente e subúmido
Variedade(s): Gamay
Colheita: Manual e seletiva
VINIFICAÇÃO
- Enchimento do tanque de aço inoxidável com cachos inteiros e por gravidade;
- Saturação do tanque com neve carbónica;
- A “primeira fermentação” em maceração carbônica dura 5 a 7 dias;
- Prensagem em prensa pneumática das uvas inteiras após o termino da maceração carbônica;
- O vinho flor e o vinho prensa fazem juntos a “segunda fermentação” a uma temperatura controlada de 18 a 20°C, em tanque de aço
inoxidável;
- Fermentação malolática espontânea;
- Filtração e estabilização tartárica a frio;
- Precoce engarrafamento em Março.
ANÁLISE SENSORIAL
Visão: Límpido, coloração ruby de média intensidade com bordo violáceo.
Olfato: Alta intensidade aromática e alta tipicidade trazida pelo processo de maceração carbônica, aromas de goiaba, doce de banana
e maçã caramelada.
Gosto: Vinho de estrutura leve, equilibrado, em suma, extremamente agradável e descompromissado.
SERVIÇO E HARMONIZAÇÃO
Harmonização: Ideal como aperitivo. Este vinho tinto devido à sua baixa concentração tânica pode acompanhar, saladas, sopas, peixes,
massas de molhos brandos, pizzas, carnes brancas e queijos de massa mole e semidura, com destaque para o emmenthal.
Temperatura Ideal: 10°C e 12°C.


O restaurante Lorenzo Bistrô no Jardim Botânico, foi o local escolhido para o lançamento do Miolo Gamay Noveau 2017 no Rio de Janeiro.
Alexandre Miolo Gerente Comercial Sudeste do Miolo Wine Group, falou da história desta linha de vinhos. O enólogo Daniel Ferreira contou sobre o processo de elaboração do vinho desde a colheita até o engarrafamento.
Nossa impressão foi muito positiva. Um vinho agradável, com boa acidez, aromas intensos e fácil de beber. Com certeza vai agradar o paladar brasileiro. Fato é, não sobrou nenhuma garrafa fechada na degustação de lançamento.
Fonte: CH2A Comunicação 18-04-2017
Rótulos Anteriores do Miolo Gamay


Alexandre Miolo e Daniel Ferreira


