Miolo Gamay Nouveau 2017

Lançado ao final da colheita da safra 2017 no Brasil, este vinho é elaborado com uvas da variedade Gamay, da região da Campanha Meridional no Rio Grande do Sul. Produzido atravéz do processo de maceração carbônica, o que confere um sabor único. Este estilo de vinho é leve e bem frutado, assim como os gamays franceses mundialmente conhecidos como Beaujolais Nouveau.

A Miolo desde 2008, seleciona rótulos diferentes para cada ano. São rótulos temáticos que representem as festividades da chegada do Gamay. Inspiração na arte contemporânea para festejar o primeiro vinho da safra em seu rótulo, por meio de traços fluidos e cores que remetem a uva e aos vinhedos.

Na harmonização com a boa gastronomia, o Gamay deve acompanhar pratos leves e deve ser bebido gelado a uma temperatura de 10 a 12oC. Preferencialmente deve ser consumido dentre um ano a partir da colheita.

Ficha Técnica

Vinho da variedade Gamay proveniente dos vinhedos do Seival localizados na região da Campanha Meridional. Este vinho é produzido pelo processo de maceração carbônica, o qual lhe confere aroma e leveza particulares.

VINHA

Região: Campanha Meridional - RS

Solo: Arenoargiloso de topografia plana

Clima: Quente e subúmido

Variedade(s): Gamay

Colheita: Manual e seletiva

VINIFICAÇÃO

- Enchimento do tanque de aço inoxidável com cachos inteiros e por gravidade;

- Saturação do tanque com neve carbónica;

- A “primeira fermentação” em maceração carbônica dura 5 a 7 dias;

- Prensagem em prensa pneumática das uvas inteiras após o termino da maceração carbônica;

- O vinho flor e o vinho prensa fazem juntos a “segunda fermentação” a uma temperatura controlada de 18 a 20°C, em tanque de aço

inoxidável;

- Fermentação malolática espontânea;

- Filtração e estabilização tartárica a frio;

- Precoce engarrafamento em Março.

ANÁLISE SENSORIAL

Visão: Límpido, coloração ruby de média intensidade com bordo violáceo.

Olfato: Alta intensidade aromática e alta tipicidade trazida pelo processo de maceração carbônica, aromas de goiaba, doce de banana

e maçã caramelada.

Gosto: Vinho de estrutura leve, equilibrado, em suma, extremamente agradável e descompromissado.

SERVIÇO E HARMONIZAÇÃO

Harmonização: Ideal como aperitivo. Este vinho tinto devido à sua baixa concentração tânica pode acompanhar, saladas, sopas, peixes,

massas de molhos brandos, pizzas, carnes brancas e queijos de massa mole e semidura, com destaque para o emmenthal.

Temperatura Ideal: 10°C e 12°C.

O restaurante Lorenzo Bistrô no Jardim Botânico, foi o local escolhido para o lançamento do Miolo Gamay Noveau 2017 no Rio de Janeiro.

 

Alexandre Miolo Gerente Comercial Sudeste do Miolo Wine Group, falou da história desta linha de vinhos. O enólogo Daniel Ferreira contou sobre o processo de elaboração do vinho desde a colheita até o engarrafamento.

Nossa impressão foi muito positiva. Um vinho agradável, com boa acidez, aromas intensos e fácil de beber. Com certeza vai agradar o paladar brasileiro. Fato é, não sobrou nenhuma garrafa fechada na degustação de lançamento.

Fonte: CH2A Comunicação                         18-04-2017

Rótulos Anteriores do Miolo Gamay
Alexandre Miolo e Daniel Ferreira