Prova de Vinhos da 1ª CONFRARIA CASA FLORA - RJ

Eu com a sommelière Tita Moraes da Casa Flora e o chef Adair Herrera

A Importadora Casa Flora reuniu um grupo de profissionais para uma degustação no Tragga Restaurante localizado no Humaitá na cidade do Rio de Janeiro.

O chef argentino Adair Herrera, criou pratos exclusivos para essa prova. Na harmonização, os vinhos da vinícola Poderi Del Paradiso.

Poderi del Paradiso está localizada em San Gimignano na Itália, possui cerca de trinta hectares de vinhedos. Produz com o enólogo Paolo Caciorgna, mais de 150 mil garrafas por ano.

 
No terroir de San Gimignano, a partir do início dos anos 80, em suas vinhas, o enólogo plantou Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Chardonnay, juntamente com vinhas tradicionais, como a Vernaccia e Sangiovese.

Os Pratos e Vinhos 

Salada de folhas com queijo de cabra, nozes e redução de balsâmico

Vernaccia di San Gimignano DOCG 2016

Steak Tartare

Silicum IGT 2016

Nhoque com Ragu de Cordeiro

Saxa Calida IGT 2010

Bife de Ojo com batatas ao murro

Saxa Calida IGT 2010

Cheesecake de frutas silvestres

Vin Santo DOC 2011

🍷Vernaccia di San Gimignano DOCG 2016 - A casta é a Vernaccia, tem cor amarelo palha com aroma de frutas cítricas e notas florais. É um vinho seco com boa acidez, estrutura e persistente. Bem refrescante!

🍷Silicum IGT 2016 - Um Sangiovese com Merlot e Syrah. Tem passagem de 14 meses em barricas de carvalho francês. Cor rubi intenso e completo com aromas de amora madura, couro, especiarias e cravo. Seco com taninos vigorosos e atraentes. Persistente em boca e bem agradável!

🍷Saxa Calida IGT 2010 - Tem Merlot e Cabernet Sauvingnon com 16 meses em barricas francesas. Cor rubi púrpura profunda com aromas de geléia de frutos silvestres, café, cera de abelha, terra e notas balsâmicas. Agradável com taninos finos e elegantes, tem um final longo.

🍷Vin Santo DOC 2011 - As castas Trebbiano Toscano e Malvasia Lunga faz esse vinho de sobremesa se destacar no final de um refeição. As uvas passam por uma secagem tradicional até dezembro, depois tem envelhecimento de pelo menos 4 anos em barricas de carvalho de 100 litros. O visual é amarelo dourado intenso, com aromas de frutas secas como amêndoas e damasco. É um vinho doce bem equilibrado, untuoso, encorpado, de boa acidez e longa persistência.

Texto e Fotos: Francisco Carneiro (Chico Cineasta)

 

20-03-2019