TANNAT TASTING TOUR 2016 - RIO

   O Tannat Tour 2016 no Rio de Janeiro, foi no Iate Clube na Urca. Muitos rótulos foram apresentados no evento. Conheça um pouco sobre os vinhos do Uruguai. Destacamos alguns belos vinhos que degustamos.

   O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul com um dos maiores PIB per capita. Está em 48.º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e no 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada. O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas aos direitos civis e democratização da sociedade.

     Localizado inteiramente dentro de uma zona temperada, o Uruguai tem um clima que é relativamente ameno e bastante uniforme em todo o país. As variações sazonais são pronunciadas, mas temperaturas extremas são raras. Como seria de esperar, com a sua abundância de água, alta umidade e neblina são comuns no país. O Uruguai tem uma temperatura uniforme em grande parte do ano, com verões sendo temperados pelos ventos do Atlântico, o frio intenso no inverno é raro.

    O Uruguai é o quarto maior produtor da América do Sul (depois de Argentina, Chile e Brasil), mas a produção é pequena. Somente 73.000 toneladas colhidas por ano. O clima e solos, contribuem para um estilo de vinho muito diferente dos seus vizinhos, o Chile e na Argentina. Em geral o Uruguai produz vinhos com um estilo mais europeu com menos frutas, menos álcool, mais acidez e taninos estruturados.

    As áreas produtoras de vinho estão no paralelo 34º Sul, o mesmo de Santiago e Mendoza. O Uruguai é um país plano com uma variedade de tipos de solo. Nas principais áreas de produção de vinho, uma mistura de argilas aluvionares, sedimentos, areia com algum cascalho que recobre a camada de calcário. O ponto mais alto no Uruguai é de apenas 514m acima do nível do mar.

     A principal região vinícola, onde 90% dos vinhos são feitos, é Canelones; situado nos arredores da capital Montevidéu e ao lado do Rio de La Plata. A argila retém bem a água nos períodos de seca, formando uma crosta dura na superfície. Estas vinhas não precisam de irrigação.

GALERIA DE FOTOS