VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Lançamento dos Vinhos Italianos Bel Colle
Confraria Adolar Herman apresenta a mais nova linha de vinhos italianos da Bel Colle disponível na Importadora Decanter.
Fundada em 1970, em Verduno, a Bel Colle é um dos grandes expoentes desta comuna italiana. Os vinhedos se concentram na área de Borgo Castagni, além de parcelas nos lendários Monvigliero e Pajorè, em Barbaresco.
A subárea de Verduno denominada Monvigliero sempre foi considerada a melhor do concelho, mas também entre as melhores de toda a zona vinícola do Barolo. O microclima particular da região exalta a produção do vinho Barolo que é muito perfumado e delicado, corpo equilibrado e taninos suaves. Um vinho de extrema longevidade que mantém essas características ao longo do tempo.
A viticultura é sustentável, seguida de vindima manual, prensagem suave dos cachos de uvas e maceração equilibrada. Vinificação em aço e envelhecimento dos tintos em grandes barricas de carvalho francês ou eslavo. Cada fase tem como objetivo trazer para a garrafa o equilíbrio e a harmonia das uvas obtidas na vinha.
A vinícola é comandada pelos enólogos Luca Bosio e Mario Albrito, que formam uma grande e sólida equipe unindo conhecimentos e experiências. Seus vinhos exibem precisão estilística, combinando tipicidade, expressão e equilíbrio tânico, fruto de uma vinificação minimalista e respeitosa.
A família Bosio, produtora há 4 gerações, renovou as tecnologias de adega, sem sacrificar a tradição.
A Confraria Adolar Herman se encontrou em um evento digital para a apresentação dos vinhos, que foram enviados em pequenas garrafinhas. O evento foi organizado na plataforma Zoom pela agência Ch2a Comunicação , especializada em vinhos. Na apresentação dos vinhos a presença de Adolar Hermann, fundador da Importadora Decanter e o sommelier Tiago Locatelli. Todas essas novidades estão disponíveis no portfólio da importadora Decanter.
Confira os Vinhos
Bel Colle Barbaresco DOCG Pajorè 2017 - Expressa um carácter elegante e clássico. Após envelhecimento em cascos de carvalho durante dois anos apresenta-se ao consumidor com as seguintes características organolépticas: Cor vermelho granada com reflexos laranja. Aroma intenso, perfumado com fruta e flores e agradavelmente picante. Sabor seco, cheio, robusto, mas macio e aveludado. Excelente vinho para acompanhar carnes assadas, caça e queijos curados.
Bel Colle Barolo DOCG Monvigliero 2017 - O vinho Barolo DOCG “Monvigliero” é cultivado nos vinhedos de uma das melhores áreas de Verduno. Monvigliero pode ser considerado o verdadeiro “grand cru” de Verduno, e o melhor exemplo de elegância. A idade média das vinhas é de 25 anos, e são cultivadas em uma exposição ao sul em solos argilosos calcários, em uma densidade de cerca de 5.000 plantas por hectare. Após a vindima, as uvas são prensadas e o mosto fermentado em cubas de aço com temperatura controlada, após um curto período em contacto com gelo seco, para aumentar a complexidade e três anos em cascos de carvalho francês. Sabor elegante, seco, intenso, robusto mas aveludado e harmonioso. Este vinho acompanha bem carnes vermelhas, caça e queijos curados. Aconselha-se beber à temperatura de 18-20ºC, decantando-o cuidadosamente.
Bel Colle Barbera d’Asti Superiore DOCG Nuwanda 2019 - Um vinho com 12 meses em barricas de carvalho seguido de um curto período em garrafa. Na elaboração leveduras indígenas. Cor granada muito escura com reflexos vivos. Aroma concentrado, notas de compota de amora. Na boca, compacto, frutado, persistente, fresco e com boa acidez.
Bel Colle Barolo DOC 2017 - 100% Nebbiolo. É amadurecido por um ano em tonéis tradicionais e barricas Allier francesas. Cor vermelho rubi com reflexos granada. Fragrância com aromas de violetas, framboesas e frutos secos. Um bom vinho encorpado com taninos agradáveis.
Bel Colle Barolo DOCG Simposio 2017 - As uvas Nebbiolo para este vinho vêm de vinhedos localizados nas aldeias Barolo, a 200 a 300 pés acima do nível do mar. A idade média das vinhas é de 50 anos e são cultivadas na zona sul em solos argilosos calcários, com uma densidade de cerca de 5.000 plantas por hectare. Após a vindima, as uvas são prensadas e o mosto fermentado em cubas de aço com temperatura controlada após um curto período em contacto com gelo seco para aumentar a complexidade e o aroma. A maceração pelicular ocorre ao longo de 15 dias, garantindo boa cor e corpo. O vinho passa 36 meses em barricas de carvalho Esloveno e depois seis meses em garrafa. Cor vermelho granada com reflexos alaranjados. Fragrância com o perfume de flores, especiarias e essências. Sabor seco, intenso, robusto mas aveludado e harmonioso. Este vinho acompanha bem carnes vermelhas, caça e queijos curados. Aconselha-se beber à temperatura de 18-20ºC, decantando-o cuidadosamente.
Compartilhe com um amigo ou nas redes sociais.
09-2021