Tirando a Rolha 2019

A vinícola Reichsgraf von Kesselstatt (Conde de Kesselstatt), ou simplesmente Kesselstatt, iniciou sua atividade em 1349, produzindo vinhos de altíssima qualidade na região do Mosel, Alemanha. A propriedade possui um total de 36 hectares (12 hectares em cada um dos três importantes vales da região do Mosel: Mosel, Saar e Ruwer). Seus vinhedos estão plantados em encostas bastante íngremes, o que exige todo trabalho à mão, já que não é possível alcançá-los com tratores ou máquinas. A vinícola Kesselstatt foi eleita uma dos 100 melhores do mundo pelo Wine&Spirits Magazine. A produção se faz sem agrotóxicos nos vinhedos e sem produtos químicos na adega, o que poderiam alterar as caraterísticas naturais dos vinhos.

O RK Riesling Trocken 2014 é um vinho seco de cor palha e aromas de frutas cítricas e ervas, tem um com toque de pedra de isqueiro. Na boca é seco, bem frutado, mineral, macio, bem equilibrada pela refrescante acidez. Excelente vinho para dias quentes. A qualidade do vinho é garantida pela sigla VDP (Verband Deutscher Prädikats) Associação Alemã de Qualidade desde 1910 com o logo da águia e o cacho de uva.

Não deixe de experimentar esse maravilhoso vinho!

Terroir e vinificação

Solos de ardósia e calcário que permitem produzir um vinho bastante frutado e mineral. Colheita manual, desengaço total, maceração à frio por 4 horas, prensagem cuidadosa, fermentação lenta com leveduras naturais e adicionadas, em baixa temperatura, o que preserva integralmente os delicados aromas e sabores da Riesling. Após a fermentação, o vinho permanece em contato com as leveduras por dois meses em tanque de aço inoxidável. 

 

Vinhedo

 

Uvas de vinhedos próprios ou controlados pela vinícola nos vales dos rios Mosel, Saar e Ruwer. Videiras plantadas em encostas inclinadas, o que permite boa exposição ao sol. 

 

Harmonização

 

Sugestão: Peixes delicados, frutos do mar (camarão e lula), carne à milanesa (pode ser de porco, vitela, cordeiro, frango, vaca ou perú), massas com frutos do mar, aspargos, cozido de legumes.

Conheça a vinícola no site

https://www.kesselstatt.de

O vinho na importadora no Brasil no site

https://www.vindame.com.br

Em 1791 na Áfica do Sul,  Philippus Wolvaart, um homem de coragem e visão, comprou a fazenda que ficava entre os rios Berg e Palmiet. De mãos dadas com sua esposa, Margaretha, eles cultivaram a terra e construíram uma base sólida na qual o sucesso de Nederburg floresceria. Nederburg Winemaster´s Pinotage, é um vinho vermelho rubi, tem corpo generoso, acidez equilibrada, taninos finos, suculento e macio texturizado com notas encantadoras de ameixas e cereja maduras e especiarias. As uvas foram colhidas à mão e por máquinas no final de janeiro e início de fevereiro, os bagos são prensados e a fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inox a 25-28°C durante 2 semanas. Passa por fermentação maloláctica.

Grupo João Portugal Ramos Vinhos, no Alentejo em Portugal, aposta numa estratégia de desenvolvimento sustentável. A palavra Alentejo significa literalmente “além do Tejo”, que de fato localiza-se a sul deste rio, e é a maior província de Portugal, ocupando 1/3 do território nacional. O vinho Marquês de Borba Branco 2017, tem uvas Antão Vaz, Arinto e Viognier. As uvas são colhidas manualmente de manhã cedo, para pequenas caixas, para preservar a frescura, sendo depois arrefecidas numa câmara frigorífica antes de serem vinificadas. A fermentação decorre em cubas de inox com controle de temperatura. Tem cor amarelo palha, aromas de frutas cítricas e notas minerais. É seco, alta acidez com equilíbrio, de corpo médio, com final fresco. Esse frescor que é ideal para os dias quentes!