Vinhos franceses da Domaine Paul Mas

Vídeo da Masterclass

Domaine Paul Mas foi eleita a ‘Vinícola Europeia do Ano’ de 2020 pela Wine Enthusiast @wineenthusiast

Tiago Locatelli, @locatellitiago sommelier da importadora Decanter, apresentou os vinhos em uma masterclass digital com a participação do enólogo e fundador da vinícola, Jean-Claude Mas. Fundada em 2000 por Jean-Claude Mas, a vinícola abrange, atualmente, 15 propriedades na região de Languedoc. Dos vinhedos da família, 60% são certificados Agriculture Biologique, e 80% são certificados Terra Vitis e cultivados organicamente, com a intenção de ser 100% orgânico dentro de alguns anos. Jean-Claude Mas reinventou as tradições vitícolas do Languedoc, respeitando, acima de tudo, a terra e preservando seu futuro. A vinícola é reconhecida em todo o mundo e suas mais de 20 marcas resultam de uma produção anual de cerca de 22 milhões de garrafas distribuídas para 71 países. São três vinhos que merecem ser conhecidos e apreciados, estão disponíveis na Importadora Decanter. @decanter_vinhos

Vinhos



Paul Mas Vermentino 2018

Que tal um fim de tarde na beira da lagoa com um branco Paul Mas Vermentino 2018? Uma maravilha!!!
Um vinho da região do Languedoc na França. Vinhedos com idade de 10 - 20 anos da vinícola @paulmaswines

 

Ficha Técnica:

CLASSIFICAÇÃO LEGAL: I.G.P. (Indication Géographique Protégée) Pays D’Oc

CASTAS: 100% Vermentino

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL

CLIMA: Clima mediterrânico, com amplitudes térmicas reguladas pela proximidade do Étang de Thau e do mar Mediterrâneo. Os ventos Tramontane, Marin e Mistral são também benéficas influências no estado sanitário dos frutos.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração palha com leves toques esverdeados. Os aromas sedutores de cítricos (lima), melão maduro, sob tom mineral. De médio corpo, com mineralidade marcada e ótimo final de prova.

CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Sedutor, com cítricos (lima), melão maduro, sob tom mineral. Mediano no corpo, mineral, delicioso final de prova.

POR QUE COMPRAR ESSE VINHO:

Produtor orgânico – Maior respeito ao terroir!

Um branco todo em caráter, com excelente relação qualidade-preço.

SOLO: Solos argilo-calcários do Quaternário, com presença de graves numa parte, aluviais e arenosos em outra.

ELABORAÇÃO: Colheita manual e mecanizada. Rendimento máximo de 62 hl/ha. Desengace total e prensagem pneumática. Débourbage a 10° C. Fermentação a 16° C em tanques de inox, por 16 dias, com inoculação de leveduras selecionadas. Permanência nos tanques até o engarrafamento.

AMADURECIMENTO: 2 meses em cubas de aço inox.

ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos

HARMONIZAÇÃO: Mil folhas de lentilha de Puy e carpa defumada ao Laguiole. Vieiras gratinadas à provençal. Cozinha tailandesa de pescados. Espaguete com bottarga.

SERVIÇO: 10° C.



Jardin de Roses Rosé 2018

Um caminho, uma praia e um vinho rosé. Vem comigo que eu vou mostrar neste caminho uma boa proposta. Gosta de um rosé para refrescar o calor? Apresento o Jardin de Roses 2018 elaborado com 70% Syrah e 30% Grenache produzido na França por Domaine Paul Mas.

Ficha Técnica:

REGIÃO: Roussillon, França

CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Côtes du Roussillon A.O.P.
.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 70% Syrah e 30% Grenache

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL ACIDEZ TOTAL: 3,5 g/L (PH: 3,4) AÇÚCAR RES: 2 g/L

CLIMA: Tipicamente mediterrâneo.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rosada delicada e brilhante. Incrível caráter floral permeado por toranja, cereja, morango e cativante mineralidade. Na boca muito leve, de acidez crocante, final limpo, suculento e duradouro.

CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Nariz floral permeado por toranja, cereja, morango e mineralidade. Na boca muito leve, de acidez crocante, final limpo, suculento e duradouro.

Produtor orgânico – Maior respeito ao terroir!

SOLO: Solos argilo-calcários do Quaternário.

ELABORAÇÃO: Colheita nas primeiras horas do dia; Desengace total; Vinificação separada para cada variedade; Prensagem pneumática; Fermentação a 18°C em tanques de inox por 2 semanas, com inoculação de leveduras selecionadas. Breve estágio sobre as lias.

AMADURECIMENTO: Rápida permanência em cubas de inox sobre as lias.

ESTIMATIVA DE GUARDA: 4 anos

HARMONIZAÇÃO: Vinho de verão. Paella com frutos do mar; Filé de linguado grelhado servido sobre musselina de camarões rosa; Ravioli com lagostins, abobrinha e cogumelos ao “jus de mer”.

SERVIÇO: 10° C.

 


Arrogant Frog Syrah Viognier 2018

Que tal uma noite agradável e um vinho para conversar? Uma proposta maravilhosa, na companhia de boas pessoas, melhor ainda! Este tem uma combinação perfeita e vc com certeza vai ter muita conversa. Saúde!

Ficha Técnica:

REGIÃO: Languedoc

CLASSIFICAÇÃO LEGAL: I.G.P. (Indication Géographique Protégée) Pays D’Oc

CASTAS: 91% Syrah (vinhas 20-30 anos), 9% Viognier (15 anos)

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5° GL ACIDEZ TOTAL: 3,3 g/L (PH: 3,72) AÇÚCAR RES: 2 g/L

CLIMA: Clima muito particular, marcado pela confluência de dois regimes, o oceânico gerado pelos abrigos dos Pirineus ao sul e pelo mar Mediterrâneo a leste.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Cor violácea luminosa. Nariz exuberante de violeta, fruto negro (amora, mirtilo) e baunilha ao fundo. Mediano de corpo, muito polido nos taninos, fresco e persistente.

SOLO: Solos argilo-calcários do Quaternário, com presença de graves.

ELABORAÇÃO: Colheita mecanizada a noite. Rendimento de 55 hl/ha. Desengace total, maceração a 10°C por 2 semanas. Fermentação alcoólica a 25°C, com leveduras selecionadas. Malolatica ocorreu em barricas de carvalho para apenas 30% do vinho. Amadurecimento. Estabilização e engarrafamento.

AMADURECIMENTO: 5 meses em barricas francesas.

ESTIMATIVA DE GUARDA: 7 anos

HARMONIZAÇÃO: Filet chateaubriand au poîvre. Estufados bovinos com molhos ricos. Caça em geral. Seleção de queijos duros bem afinados.

SERVIÇO: 17° C.

PRODUTOR: Orgânico certificado – maior respeito ao terroir.


Preço dos vinhos na loja online: www.decanter.com.br

 

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais: 

VINHOS PELO MUNDO e Agência Ch2a Comunicação @ch2acomunicacao www.ch2a.com.br