Caravana dos Vinhos do Tejo 2018 em São Paulo

O O Club Athletico Paulistano em São Paulo, recebeu a Caravana dos Vinhos do Tejo 2018 no Brasil. A região dos vinhos do Tejo em Portugal tem: 13.500 hectares de vinhas, um clima moderado entre 15,5° e 16,5° e uma produção anual de 630.000 hectolitros. As variedades de uvas tintas na sua maioria são: Touriga Nacional, Trincadeira Castelão, Aragonez, Cabernet Sauvignon e Syrah. As uvas brancas na sua maioria são: Fernão Pires, Arinto, Alvarinho, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Os vinhos do Tejo são frescos, frutados e com uma acides natural, bem adaptado aos países de clima quente como o Brasil.

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTEJO), é o organismo interprofissional responsável pela certificação, controle, promoção e divulgação dos vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e licorosos com a Denominação de Origem do Tejo ou com indicação Geográfica Tejo.

A Comissão tem como objetivo tirar o máximo partido dos recursos naturais mais marcantes da Região, a fim de proporcionar uma experiência vínica simultaneamente diferenciada, acessível e autêntica. Como missão, ajudar os produtores da Região a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço.

Os cerca de 80 produtores da Região do Tejo que estão Associados à Comissão, constituem o "Time Tejo", que é a única comunidade vitivinícola baseada em torno do Rio do Tejo.

A região do Tejo possui as condições edafoclimáticas naturais ideais para a cultura da vinha e produção de vinho, permitido aos produtores e enólogos criar vinhos distintos, agradáveis e com uma diversidade de estilos.

Sobre a Região do Tejo

​É bem no coração de Portugal que se encontra a Região Vitivinícola do Tejo. Os 3 terroirs da região são definidos e influênciados pelo Rio Tejo que atravessa toda a região.

Os 3 Terroirs da Região

Bairro

Situa-se na margem direita do Rio Tejo, imediatamente depois dos solos do terroir Campo, e fazendo fronteira a oeste com a Região Vitivinícola de Lisboa. Neste terroir existem dois tipos de solos, os solos argilo-calcáreos dispostos em campos mais irregulares e os solos xistosos mais a norte.

Campo

Corresponde a solos mais férteis junto a ambas as margens do Rio Tejo, onde o clima é mais moderado e húmido.

Charneca

São solos arenosos, uma zona mais seca com temperaturas mais elevadas que no restante da região. A maturação das uvas nesta zona é mais rápida

Presente no Evento

Adega Cooperativa do Cartaxo - Importador: Malbec do Brasil

www.adegacartaxo.pt

Enoport United Wines - Importador: Barrinhas/Domno/Santar

www.enoport.pt

Falua

www.falua.net

Fiúza & Bright

www.fiuza.net

Quinta da Alorna Vinhos - Importador: Adega Alentejana

www.alorna.pt

Quinta do Casal Monteiro

www.casalmonteiro.pt

Agro - Batoréu

http://www.batoreu.com/sobrenos.html

14-03-2018