MALBEC WORLD DAY 2018

Um dia para o mundo inteiro prestar homenagem ao Malbec argentino.

No dia 17 de abril de 1853, chega na Argentina o Malbec. O Malbec é cultivado em todas as regiões vinícolas da Argentina, 35% dos hectares plantados são Malbec e representa 51% das vendas do país no exterior.

Na Argentina, o Malbec é a cepa varietal que tem a maior área plantada no mundo. O país tem uma diversidade de solos e climas, e o Malbec se adapta às diferentes regiões mostrando toda sua força. Algumas regiões tem o sistema DOC (Denominação de Origem Controlada) para o Malbec. Este sistema obriga os produtores a ter um alto nível de qualidade nos vinhos, o que protege a zona. Quinto maior produtor do mundo, a industria vinícola Argentina vem crescendo rápido a cada ano.

A casta Malbec é uma variedade européia, uma uva francesa da região de Cahors. Esta casta encontrou condições excelentes na Argentina.

 

São vinhos frutados, de bom corpo, cor escura e tânicos. O vinho tem cor intensa, aromas de frutas como ameixa, cereja, framboesa, amora e violetas. Na boca é de corpo médio a intenso, acidez equilibrada, lembrando-nos os aromas frutados, com entrada doce dada pelos taninos que podem ser também firmes dependendo da zona. Vai muito bem com a carne vermelha, queijos duros e massa com molho de tomate. O Malbec World Day é realizado em várias cidades pelo mundo.

O Consulado Geral da República Argentina e a Wines of Argentina, realizaram o "Dia Mundial do Malbec" no consulado em Botafogo no Rio de Janeiro. Fica a dica de bons rótulos que degustamos no evento. Mais informações sobre o Malbec World Day www.malbecworldday.com 

20-04-2018

"Malbec, uma aventura Argentina" - Wines of Argentina