Wines of Chile On the Road Digital 2020 reúne mais de 450 profissionais e comunicadores do vinho 

 Primeira edição 100% virtual do evento ocorre ao mesmo tempo em que Brasil assume liderança global nas exportações de vinhos chilenos 

Entre os dias 1 e 3 de dezembro, aconteceu o Wines of Chile On the Road Digital 2020, a segunda edição brasileira da feira itinerante de vinhos promovida pela associação de produtores que representa 76 vinícolas chilenas nos principais mercados globais da bebida.

 

Com a participação de mais de 450 profissionais do mercado e audiência total de 700 assistentes, o evento marca um importante momento nas relações comerciais entre o Brasil e o Chile: em 2020, o mercado brasileiro assumiu a primeira posição no ranking de exportações de vinhos chilenos, ultrapassando pela primeira vez potencias globais como os Estados Unidos, a China, o Reino Unido e o Japão.

Este foi um ano especial para o mercado brasileiro. Com mais tempo em casa, e mesmo com o fechamento dos restaurantes, os consumidores regulares de vinho aumentaram sua frequência de consumo em 13% de acordo com dados da Wine Intelligence. Não à toa, o mercado de vinhos vem crescendo em ritmo acelerado: dados da Ideal Consulting indicam avanço de 37% no volume total comercializado de janeiro a setembro de 2020.

Fotos 2.jpg

Vinícolas no Chile - Fotos Wines of Chile

Por conta da pandemia do Coronavírus, esta foi a primeira edição 100% digital do Wines of Chile On the Road, que anualmente faz um tour com os produtores chilenos por algumas das cidades mais importantes para o consumo de vinho no mundo. Durante três dias, foram realizadas 5 transmissões ao vivo com a participação dos enólogos e representantes de 13 vinícolas chilenas, que se conectaram diretamente do Chile para apresentar 21 vinhos de diferentes estilos e expressões que o país oferece.

 

Com a mediação do fundador da Winext Brasil, Rodrigo Lanari, e do sommelier e especialista em vinhos chilenos, Diego Arrebola, estiveram presentes as vinícolas Casa Marín, Casa Silva, Casas del Bosque, Cono Sur, Garcés Silva, Montes, Morandé, Pérez Cruz, Santa Rita, Survalles, Bodegas Tagua Tagua, Ventisquero e Via Wines.

 

“Estamos muito felizes com este grande road show que realizamos no Brasil, país que este ano se tornou o primeiro destino mundial das nossas exportações de vinhos,” afirma Angelica Valenzuela, Diretora Comercial da Wines of Chile. “Embora seja triste não poder viajar para estar aí com vocês, estamos contentes de ver que conseguimos atingir tantos profissionais que amam o vinho chileno em 33 cidades e 9 estados brasileiros, conectando-os com os enólogos e representantes das vinícolas chilenas”, acrescenta ela. E finaliza: “A atividade foi um sucesso, com uma ótima recepção e participação ativa dos convidados, que puderam se encantar com o vinho chileno para continuar desfrutando de tudo que temos a oferecer”. 

No total, mais de 450 convidados receberam os kits para acompanhar as apresentações e degustar junto com os produtores chilenos, incluindo membros da imprensa especializada, comunicadores, influenciadores, educadores e profissionais do comércio brasileiro de vinhos. Foram mais de 1.650 vinhos enviados: cerca de 350 caixas de 4 a 5 garrafas, cada uma destinada a uma apresentação da Masterclass e da Feira Virtual. Durante os três dias, mais de 700 pessoas se conectaram para assistir às transmissões ao vivo pela plataforma dos convidados VIPs e pelo YouTube da Wines of Chile Brasil, e a página da @winesofchilebr foi marcada em mais de 200 publicações e stories no Instargram e no Facebook, com as hashtags #winesofchilebrasil #degustachile e #vinhoschilenos. 

18088925299215729
18088925299215729

18143916466113564
18143916466113564

17862153710197569
17862153710197569

18088925299215729
18088925299215729

1/10

Kits dos vinhos e momentos da Masterclass Digital

Desde novembro, a Wines of Chile Brasil divulgou nas suas páginas do Facebook, Instagram e YouTube mais de 40 postagens e stories com conteúdos de vídeo e imagem exclusivos do evento, que impactaram diretamente mais de 370 mil pessoas. Foram cerca de 90 mil interações e reações positivas nas redes sociais até o encerramento do evento, enquanto mais de 2 mil pessoas visitaram a página do www.winesofchileontheroad.com para conferir as informações do evento e saber mais sobre os produtores chilenos participantes; cerca de 500 delas se cadastraram na página para baixar o ebook e receber as novidades do evento. 

As transmissões foram divididas entre três Masterclasses, desenvolvidas especialmente para os convidados da imprensa e os comunicadores do vinho; e duas Feiras Virtuais, voltadas para os profissionais do trade – que receberam os vinhos em suas casas para degustá-los de forma segura. Por conta da pandemia, ao contrário da edição passada, a ação não contou com atividades presenciais direcionadas aos consumidores. 

Durante as apresentações, o especialista, Diego Arrebola, conduziu o público em uma viagem virtual pelas principais regiões vitivinícolas do Chile: do Norte delimitado pelo deserto do Atacama, até o Sul, na fronteira com a Patagônia; e da costa do Oceano Pacífico, passando pelos vales centrais e chegando ao sopé da cordilheira dos Andes. Em seguida, o fundador da Winext Brasil, Rodrigo Lanari, convidou cada um dos enólogos e representantes das vinícolas, que apresentaram as novidades direto do Chile e degustaram os vinhos junto ao público. 

“Wines of Chile On The Road superou todas as expectativas, pelo cuidado na organização e qualidade da programação”, diz María Julia Riquelme, diretora Comercial do ProChile Brasil. “Parabenizo a Wines of Chile pelo sucesso do evento e a oportunidade de apresentar as particularidades das vinícolas chilenas aos brasileiros, sua expertise na produção, além de valorizar a cultura e os encantos de nosso país. São essas iniciativas que colaboram para reforçar ainda mais a presença do vinho chileno no Brasil. Neste ano, o país se transformou no principal destino das exportações chilenas de vinho ao mundo, superando, em volume, os mercados chinês e norte-americano”, completa María Julia. 

Entre os representantes das vinícolas, estiveram presentes:

 

Felipe Marín, Enólogo da Casa Marín 

Mario Geisse, Diretor Técnico Enológico da Casa Silva 

Ignacio Vial, Diretor Comercial da Casa Silva 

Alberto Guolo, Enólogo da Casas del Bosque 

Diego Salazar, Diretor de Vendas para Brasil da Casas del Bosque 

Matías Ríos, Enólogo da Cono Sur 

Cristián Covarrubias, Diretor de Exportação para a América Latina da Cono Sur 

Diego Rivera, Enólogo da Garcés Silva 

Santiago Izcué, Enólogo da Montes 

Ricardo Baettig, Enólogo-Diretor da Morandé 

Germán Lyon, Enólogo da Pérez Cruz 

Pablo Aguilera, Diretor de Exportação da Pérez Cruz 

Sebastián Labbé, Enólogo da Santa Rita 

Benoit Fitte, Diretor Técnico da Survalles 

José Tomás Correa, Enólogo da Bodegas Tagua Tagua 

Alejandro Garrido Rojas, Diretor Comercial da Bodegas Tagua Tagua 

Felipe Tosso, Enólogo Chefe da Ventisquero 

Pablo Barros, Enólogo da Via Wines 

As sequências de vinhos degustados ao vivo em cada dia foram: 

Masterclass 1  

Outer Limits Sauvignon Blanc 2018 da vinícola Montes 

Toro de Piedra Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2018 da Survalles 

Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2018 da Morandé 

Vertice 2017, um corte de Carmenere-Syrah da Ventisquero 

Masterclass 2

Riesling Miramar Vineyard 2018, da Casa Marín 

Sideways Pinot Noir 2016 da Via Wines 

Limited Edition Cot 2018 da Pérez Cruz 

Gran Reserva Syrah 2018 da Casas del Bosque 

Masterclass 3

Amayna Sauvignon Blanc 2019, da Garcés Silva 

Reserva Especial Pinot Noir 2018 da Cono Sur 

Descomplicados Barbera 2019 da Bodegas Tagua Tagua 

Medalla Real Gold Medal Cabernet Sauvignon 2015 e 2017 da Santa Rita 

S7 Carmenere 2018 da Casa Silva 

Feira Virtual 1

Reserva Sauvignon Blanc 2019 da Casas del Bosque 

Estate Reserve Carmenere 2018 da Morandé 

Chilensis Reserva Cabernet Sauvignon 2019 da Via Wines 

Limited Selection Cabernet Sauvignon-Carmenere 2018 da Montes 

Medalla Real Gold Medal 2015 e 2017 da Santa Rita 

Feira Virtual 2

Cool Coast Sauvignon Blanc 2019 da Casa Silva 

Bicicleta Pinot Noir 2018 da Cono Sur 

Reserva Cabernet Sauvignon 2017 da Pérez Cruz 

Toro de Piedra Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2018 da Survalles 

Kansu Cabernet Sauvignon 2018 da Bodegas Tagua Tagua 

Veja no Instagram do @vinhospelomundo outras postagens e detalhes dos vinhos recebidos.

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais: