Vinhos da Herdade Paço do Conde na Importadora PREM1UM

A importadora PREM1UM, fez uma degustação dos vinhos da vinícola Herdade Paço do Conde na Confraria Carioca Emporium localizada em Copacana no Rio de Janeiro. A apresentação dos vinhos foi conduzida pelo proprietário, enólogo e engenheiro José Antônio Ferrão Castelo Branco.

Os vinhos degustados foram: Vilares Branco 2016, Herdade das Albernoas Branco 2016, Herdade Paço do Conde Branco 2015, Vilares Tinto 2015, Herdade das Albernoas Tinto 2015, Herdade Paço do Conde Tinto 2014 e Herdade Paço do Conde Tinto Reserva 2012 

A Vinícola

A Herdade Paço do Conde foi fundada em 2002, está localizada entre os vestígios de um antigo castelo Romano junto ao Guadiana e a antiga cidade Romana dos “Vilares” em Beja - Portugal no Alentejo. Em 1995 foram plantadas as primeiras videiras, marcando a entrada desse importante grupo agrícola na viticultura, que hoje tem cerca de 200 hectares de vinhedos. A moderna adega foi construída em 2002 e está integrada à arquitetura secular do Monte Paço do Conde, sede da empresa. O grupo é formado pela sociedade entre os irmãos José, Luisa e Miguel Castelo Branco e conta com o renomado enólogo Rui Reguinga para produzir os vinhos Vilares e Herdade das Albernoas, prontos para beber desde jovens, e Herdade Paço do Conde, mais complexo.

Os Vinhedos

A plantação das vinhas iniciou-se em 1995, resultado da criteriosa seleção de solos, exposição solar e castas. Foram selecionadas as seguintes castas tintas: Aragonês, Trincadeira, Castelão, Touriga Nacional, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, as brancas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Viognier. Toda a área (cerca de 210 hectares) é regada com sistema gota a gota, que permite um equilíbrio perfeito na maturação das uvas face a verões longos, muito secos e quentes. A condução das vinhas é efetuada em modo de produção integrada.

A Produção

A vindima é feita à noite para que as uvas sejam colhidas nas melhores condições, a temperaturas consideravelmente mais baixas que de dia, onde chegam a atingir 35 a 40º C. A vindima quase exclusivamente mecânica, permite colher rapidamente as uvas no ponto ótimo indicado pelas análises de controle de maturação. A moderna adega, construída em 2002, combina a tradição com avançada tecnologia. As cubas de fermentação de pequena capacidade permitem a vinificação separada de várias castas por talhão de vinha.

As Impressões

Os Brancos são frutados frescos e elegantes. Já os tintos, são macios expressando bem os frutos vermelhos. A linha Paço do Conde tem aromas intensos com bom equilíbrio e persistência. Paço do Conde Reserva Tinto, produzido com as castas Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, apresenta cor granada, aroma complexo com notas de amora negra e cereja. Um vinho que impressiona pela qualidade e preço.

Fonte: Importadora Prem1um www.premiumwines.com.br

Fotos: Vinhos Pelo Mundo   06-02-2018