VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Vinhos da Bodega Andeluna
Construída em 2005, a vinícola respeita e valoriza a
arquitetura e os materiais da região.
O CEO da Bodega Andeluna, Tomas Pavicevic e o Embaixador da Bodega no Brasil, Diego Calderon apresentaram 5 rótulos da bodega na Churrascaria Palace no Rio de Janeiro. A Bodeda Andeluna tem capacidade para cerca de 1,5 milhão de litros em tanques de aço inoxidável, uma adega subterrânea com mil barris de carvalho e capacidade de guarda de cerca de 1 milhão de garrafas. Esferas de cerâmica, também fazem parte na elaboração de alguns vinhos. São 80 hectares de vinhas de diferentes idades plantadas em Gualtallary, Tupungato, a 1.300 metros acima do nível do mar. Os vinhos desta zona de montanha rochosa adquirem uma grande personalidade. A área é caracterizada por sua altitude, ampla faixa de temperatura, noites frias, luz diária extrema, solos pedregosos, aluviais e excelente drenagem subterrânea e baixa pluviosidade. Uma área ecologicamente ideal para o desenvolvimento de uma vinha saudável. Assista a entrevista com Tomas Pavicevic CEO da Bodega Andeluna. Conheça um pouco mais sobre a história da bodega e seus vinhos.
Entrevista com o Tomas Pavicevic CEO da Bodega Andeluna
Os Vinhos :
Andeluna Altitud Reserva Chardonnay 2020
Acompanha bem frutos do mar, mariscos, massas com molhos de queijos, carnes brancas com molhos delicados, além de queijos com capa branca.
Este vinho representa toda a pureza, simplicidade e expressão requintada da sua casta.
Cor vermelha brilhante com reflexos violáceos.
Aroma floral, fresco e frutado lembrando frutas pretas como ameixas e mirtilos. Taninos macios e frescos em boca, é revigorante e elegante.
Deve ser combinado com comidas saborosas. É ideal para harmonizar com carnes de caça, porco, e cortes gordos de carne vermelha. Também vai muito bem com queijos, e com molhos cremosos de cogumelos e pimenta.
Andeluna 1300 Cabernet Sauvignon 2020
Mais de 1.300 metros acima do nível do mar, representa a magia do seu entorno, a expressão do seu lugar. Mantém contato com o carvalho francês por 3 meses e depois é armazenado em garrafas por um período mínimo de 3 meses.
Vermelho intenso com nuances bordô. Notas picantes como pimenta branca e cravo se destacam. Aroma de pimenta vermelha também prevalece. Tem um excelente equilíbrio tânico que o torna agradável de beber. Notas picantes permanecem no final.
Vai bem com carnes vermelhas grelhadas, churrasco, carnes de caça, massas recheadas com molhos de tomate e queijos duros.
Andeluna Altitud Reserva Malbec 2019
Onde os condores voam livremente, o sol, o ar e o solo perfeito conferem a estes vinhos profundidade, equilíbrio e elegância. A expressão perfeita da altura a 1.300 metros acima do nível do mar. Estagiou em barricas de carvalho francês de 1º, 2º e 3º uso (70% do vinho), por um período de 8 – 10 meses, antes de ser armazenado em garrafa por um mínimo de 6 meses.
Violeta intenso, escuro e profundo. Amplo aroma floral, especialmente violetas, e frutas vermelhas como framboesas e morangos. Taninos macios de grande volume com final longo e refinado.
Bom para carnes vermelhas grelhadas, costeletas de cordeiro, massas com ragu de carnes e queijos maduros.
Pasionado Reserva Cabernet Franc 2019
Pequenas parcelas conferem a estes vinhos personalidade, sofisticação e elegância. Representa uma forma poética de ver a vida. Estagiou em barricas de carvalho francês de 1º uso (60%) e 2º uso (40%) por um período de 12 meses e depois engarrafado por um mínimo de 8 meses.
Cor vermelha intensa com uma tonalidade bordô. Notas claras de pimenta, hortelã, eucalipto, folhas de tomate, manjericão e tomilho. Na boca pode apreciar o seu grande volume e intensidade, cremoso e intenso com um final persistente.
Carnes vermelhas, churrasco, carnes de caça, cordeiro e massas com ragu de carne.
Vinhos disponíveis na importadora World Wine.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.
04-2022