Cada vez mais Mulheres Ganham Espaço no Mercado Vitivinicultor

Quando se pensa em grandes produtores de vinho, é comum que a imagem masculina esteja associada. Contudo é perceptível um aumento no número de mulheres no comando das vinícolas. Podemos observar, em vários países, a liderança feminina em diversas vinícolas.

Atualmente, a vinícola Kesselstatt é administrada por dois homens e uma mulher. Mas foi a saudosa Annegret Reh-Garrner que construiu a reputação da vinícola. Annegret transformou Kesselstatt em referência do Mosel na Alemanha e no mundo. Seu legado e seus princípios são respeitados até hoje e muito bem defendidos pela nova “cara” da vinícola: a da gerente Michaela Bollig.

 

Conheça a vinícola - www.buerklin-wolf.de

Uma das mais importantes vinícolas alemãs, Dr. Burklin Wolf, é comandada por Bettina Burklin-von Guradze, que herdou a propriedade do seu pai em 1990. Desde então, Betina vem revitalizando toda a propriedade e tem trazido a produção de Riesling aos tempos modernos, honrando a tradição enquanto utiliza a inovação. Ela criou sistemas e processos pioneiros na viticultura alemã, como é o caso dos métodos biodinâmicos que foram instalados em 2001.

 

Conheça a vinícola - www.kesselstatt.de

Já a vinícola Albino Rocca, no Piemonte, Itália, é comandada pelas três netas do fundador que dá nome à empresa. A mais jovem, Paola, é administradora e enóloga, e suas irmãs, Daniela e Mônica, dividem-se entre funções comerciais e administrativas. Além das mulheres, Carlo é responsável pela produção e adega. O negócio da família foi crescendo e passando por quatro gerações até se transformar na vinícola que é hoje, referência para o Barbaresco. Conheça a vinícola -  www.albinorocca.com

Ainda no Piemonte, a vinícola Oddero passou por diversas gerações da família desde o século XVIII e atualmente é comandada por Mariacristina, que, com a ajuda de seus filhos Isabella e Peter, trouxe de volta a elegância típica dos autênticos Barolos, combinando a inovação da enologia com respeito à tradição. Dessa forma, prêmios nacionais e internacionais são sempre conferidos a seus vinhos.

Conheça a vinícola - www.oddero.it

Na Toscana, Anastasia, Alessia e Roberta Mancini são as administradoras da vinícola Buccia Nera. Desde o final do século XIX em mãos da família Mancini, as três mantém a filosofia de produção totalmente orgânica de seus vinhedos, produzindo excelentes Chianti.

 

Conheça a vinícola - http://www.buccianera.it/ 

Em comum, além de serem comandadas por mulheres ou terem nela sua referência, pode-se afirmar que essas vinícolas produzem rótulos únicos e de personalidade!

 

Os vinhos destas vinícolas podem ser encontrados no Brasil na Importadora  www.vindame.com.br

04-04-2019