O Lendário Produtor de Barolo, Bruno Giacosa, Morreu aos 88 Anos

Um homem tímido, mas também um meticuloso perfeccionista sem medo de desclassificar e vender quantidades imensas de vinho no que ele considerava colheitas pobres, seus vinhos se tornaram uma palavra para Barolo e Barbaresco para uma nova geração de bebedores e coletores de vinho italianos - especialmente o vermelho etiqueta ' riservas '.

Ele morreu no fim de semana em Alba com suas filhas Bruna e Marina ao seu lado. Bruna esteve no comando da vinícola desde 2006, depois que seu pai sofreu um acidente vascular cerebral.

Fonte: The Drinks Business - https://www.thedrinksbusiness.com/2018/01/bruno-giacosa-dies/

http://www.brunogiacosa.it/

23-01-2018

O renomado produtor de Barolo e Barbaresco Bruno Giacosa, foi uma das novas ondas de produtores piemonteses que, na década de 1960, sacudiram a viticultura na região.

Tendo trabalhado a partir dos 13 anos com seu pai e avô na adega familiar, Bruno tomou as rédeas do negócio familiar em 1960. Sua grande inovação (no final da década de 1960) foi o engarrafamento de Barolos e Barbarescos pelo site da vinha, algo que nunca havia sido feito antes.

Foi apenas em 1982 que ele começou a adquirir seus próprios vinhedos (sua família já havia trabalhado como comerciantes que abasteciam frutas de produtores locais), começando por um dos sites que se tornou particularmente associado ao seu domínio: Falletto di Serralunga.

Ao lado de Vietti, ele também cultivou a uva branca nativa da região, a Arneis, e ajudou a salvá-la da extinção.