Cinema e Vinhos

Filmes onde o vinho faz parte da história. Veja os trailers!

Year of the Comet - 1992

Comédia / Ação - Margaret Harwood é uma enóloga britânica cujo pai a envia em uma missão de rotina para um castelo escocês. Mas, o que parece ser um trabalho normal de catalogar um vinho antigo logo se torna em uma descoberta surpreendente. Maggie descobre uma garrafa de vinho de 150 anos extremamente rara, acredita-se que pertenceu a Napoleão. O problema é que as outras pessoas querem este tesouro.

Sideways-Entre Umas e Outras - 2004

Trata-se de uma comédia-drama. Um homem fascinado por vinhos e seu melhor amigo saem para uma viagem de uma semana, de despedida de solteiro, pelas vinícolas da Califórnia. Eles viajam juntos, degustando vinhos e acabam conhecendo duas mulheres, sendo que uma delas influência profundamente na vida do primeiro, um depressivo, recém divorciado e escritor frustrado.

O Julgamento de Paris - 2008

O filme é baseado em fatos reais, e retrata os primeiros tempos da indústria do vinho em Napa Valley nos anos 70. A história da grande prova de Paris, quando vinhos norte-americanos e franceses foram degustados às cegas e que culminou com a vitória das vinícola californiana Chateau Montelena na competição internacional de melhor vinho em 1976, em Paris, o que acabou colocando a região no mapa dos melhores produtores da bebida.

Um Bom Ano - 2006

Aos 11 anos, Max Skinner é cuidadosamente educado na arte de saborear vinhos por seu tio Henry, dono de um vinhedo na França. Adulto, Max torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres. Certo dia Max recebe a notícia de que Henry morreu, deixando-o como único herdeiro. Resolve fazer uma rápida viagem para visitar a nova propriedade. Descobre um estilo de vida bem mais relaxado, enquanto tenta reformar a propriedade para ser vendida. Percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças de infância.

Mondovino - 2004

O documentário discute os efeitos da globalização na produção vinícola e usa como exemplo os vinhos do Velho Mundo sob efeito do mercado consumidor norte-americano. Aspectos como a produção, degustação, comercialização e a chamada globalização da bebida são explorados no longa. Uma série de depoimentos com vinicultores de países europeus e com o crítico Robert Parker, entre outros personagens, também compõe a narrativa. Entre as questões abordadas também está a tentativa da família Mondavi, da Califórnia, de acabar e dominar produções artesanais na França, além de outros entraves existentes neste tipo de negócio.

Somm - 2012

Quatro amigos amantes de vinho estudam para se tornarem sommeliers, mas para isso eles têm de passar pelo famoso e respeitado Master Sommelier Exam. Cada um deles tem um motivo diferente para querer passar, seja por causa de sua esposa, uma obsessão com a idéia de passar, ou simplesmente querendo ser visto como o cara mais elegante em um restaurante. As emoções dos candidatos são misturadas com esperança e medo.

Red Obsession - 2013

A indústria do vinho francês enfrenta a grande mudança de sua história ao se transformar na nova obsessão do maior mercado do mundo: a China. Durante séculos, Bordeaux assumiu um status mítico no mundo do vinho fino com riqueza, poder e influência, mas sua prosperidade sempre esteve ligada à natureza caprichosa dos mercados e às fortunas ​​das economias globais. Os novos ricos da China impulsionam os preços para níveis estratosféricos. Será que o mercado da China será a bolha que nunca explode ou a maior ameaça até à antiga reputação de Bordeaux?

Blood Into Wine - 2010

Maynard James Keenan é um músico, cantor, compositor, produtor musical e ator norte-americano. Em meados de 1990, por um capricho, a estrela do rock deixou Los Angeles e mudou-se para uma cidade fantasma do Arizona. Entusiástico do vinho, Keenan começou a prever uma região de vinho nas inclinações escarpadas do Vale Verde. Keenan começou um trabalho longo para trazer credibilidade e notoriedade ao Arizona Stronghold Vineyards em meio a preconceitos da indústria vitivinícola e do terreno duro do Arizona.

Sangue & Vinho - 1996

Um negociante de vinhos que está com o casamento em crise e financeiramente se encontra em estado crítico, planeja roubar, com a ajuda de um cúmplice, um colar de 1 milhão e trezentos mil dólares e fugir com sua amante latina. Tudo parece dar certo, mas após uma séria briga com a esposa ele acaba perdendo a mala na qual se encontra a jóia. A partir deste momento a situação fica totalmente fora de controle.

A Year in Burgundy - 2013

Embora eles usam muitos dos mais recentes equipamentos e técnicas, os segredos da vinificação na Borgonha e a descoberta dos melhores terroirs, foram desenvolvidos desde os tempos dos romanos. Aqui que encontramos o que é, sem dúvida, a mais valiosa terra agrícola na terra: vinhas minúsculas não maior do que muitos quintais das pessoas produzem vinho que vende por milhares de dólares por garrafa. "Nascido do encontro entre um cineasta, David Kennard, e uma famosa importadora de vinhos francesa, Martine Saunier, um ano na Borgonha é parte do documentário jornalístico e parte filme de arte contemplativa.

The Vintner's Luck - 2009

Na França do século 19, um camponês tenta criar o vinho perfeito enquanto lida com seu amor por duas mulheres. Felizmente ele tem um anjo ao seu lado. O conto apaixonado de um enólogo camponês jovem ambicioso e os três amores de sua vida - sua bela esposa Celeste, a baronesa intelectual orgulhosa, e um anjo que parece até uma improvável amizade duradoura, mas que beira o erotismo com ele. Sob sua orientação, é forçado a compreender a natureza do amor e crença no processo de luta com o sensual, o sagrado e o profano - em busca da safra perfeita.

A Year In Champagne - 2014

Um raro vislumbre nos bastidores do verdadeiro Champagne através de seis casas. Desde pequenos produtores independentes até as ilustres casas de Gosset e Bollinger. Na vinha, 2012 ameaçou ser 'o ano de todos os nossos medos'. Mas a Champagne não é apenas o produto de um ano específico e seu tempo. Os estilos da casa e assinatura são criações que acontecem atrás das portas fechadas e nas muitas caves de Champagne. Puxe para trás a cortina e veja como as pessoas de uma terra fria, resistente com uma história sombria, triunfa em produzir a bebida da alegria, sedução e celebração.

At Sachem Farm - 1998

Um jovem determinado, planeja vender a coleção de vinhos de sua família com o objetivo de adquirir uma propriedade rica em minérios, que podem torná-lo rico. Entretanto, em seu caminho, ele encontra Tio Cullen, que tem planos muito mais bizarros para o tesouro da família.

Merlove - 2008

Tenha a coragem de embarcar em sua própria aventura no vinho. Merlove irá ajudá-lo a aprender mais sobre o vinho, mas é a sua própria experiência que irá orientar a sua jornada pessoal. A mensagem de Merlove é que nenhum varietal de uva deve ser escolhido como superior ou inferior aos outros. Desfrute enquanto entrelaçamos documentários de cinema com a animação de uma garrafa de vinho Merlot chamado "Merlove" que deve encontrar uma maneira de encher-se de amor quando sem rumo lançado no oceano de vinho Merlot medíocre. Queremos que as pessoas saibam que o Merlot está pronto para ser amado de novo por todos e lembre-se de que cada safra tem uma nova história para contar.

Entre Vinhos e Amores - 2007

Um drama romântico sobre a vida, o amor e a alegria de cozinhar. Situado entre três histórias entrelaçadas, o filme explora as diferentes facetas de novos relacionamentos, a gravidez e a infidelidade. Em última análise, a cozinha acaba por se tornar o centro das suas vidas. Três mulheres, três amigas e vizinhas, preparam o jantar: Lily, solteira, aguarda Michael, um homem mais velho por quem está se apaixonando, Shelly, grávida espera pelo marido, e Jude, prepara o jantar para seu amante, um diretor de cinema que trabalha até tarde.

O Vinho Perfeito - 2014

Ao sentir o primeiro gole do vinho, a vida de Giovanni Cuttin (Vincenzo Amato) mudou. De um tímido funcionário de banco, ele se transformou, após três anos, no escritor especialista em vinho mais renomado da itália. Sua vida agora se divide entre degustações públicas, conferências e apresentações de seu livro autobiográfico. Até que uma bela mulher com um passado misterioso surge em sua vida. Sob pressão, Giovanni vai ter que refletir sobre as decisões que tomou nos últimos anos de sua vida.

Barolo Boys - 2014

Um dos vinhos tintos mais famosos do mundo, há 30 anos, Barolo era desconhecido, mesmo na sua própria região de produção, no noroeste da Itália. O sucesso atual de Barolo deve-se principalmente à coragem e à iniciativa de um grupo de pequenos produtores de vinho, os chamados Barolo Boys. Esses vinicultores perturbaram o mundo tranquilo do campo do Piemonte e provocaram uma revolução no vinho italiano, inflamando uma controvérsia entre diferentes gerações e diferentes maneiras de pensar. Depois de quase 30 anos, o que resta dessa experiência? A História de uma Revolução que traça a curta, mas intensa trajetória de um grupo de produtores que mudaram de forma indelével o mundo do vinho. 

From Ground To Glass - 2006

Da terra ao vidro, as características da vinificação de toda a Califórnia. Entrevistas com enólogos, produtores, entusiastas e visionários de toda a Califórnia. Há uma história em cada gota de vinho espremido e em cada uva, algumas das razões que ajudam a tornar esta a terceira e maior região de vinhos do mundo, com crescimento rápido.

Las Catedrales del Vino - 2011

Desde o nascimento dos primeiros brotos da primavera até a colheita no outono e poda no inverno, "As catedrais de vinho" retratam paisagens, arquiteturas e histórias humanas, elas representam tipos de vinhos e culturas muito diferentes: Rioja e Jerez. O filme apresenta uma série de pessoas reais, cujas atividades diariamente se cruzam. São pessoas muito diferentes, mas compartilham uma paixão por seu ofício, o que nos permite conhecer e penetrar na cultura do vinho. As adegas são testemunhas silenciosas do tempo, presa na forma de vinho dentro de barris e garrafas, são fábricas em plena atividade. Diferentes técnicas de vinificação e formas de arte, por vezes, adotam um símbolo de prestígio, o que os torna merecedor da denominação "catedrais vinho".

 

El Camino Del Vino - 2010

Charlie Arturaola chega ao glamouroso evento, "Masters of Food and Wine", depois de ter "viajado pelo mundo em uma garrafa de vinho", seu slogan usual. Entre glamour, estresse e marketing, algo incomum acontece - ele perde o paladar. Charlie deve encontrar uma solução ao trabalhar em rede com as pessoas mais importantes do mundo do vinho.

 

Natural Resistance - 2014

Dez anos depois do documentário Mondovino, o cineasta Jonathan Nossiter volta ao assunto, documentando as mudanças drásticas que afetaram a indústria no tempo desde então. Desta vez, a ameaça não é mais a globalização, mas uma sociedade individual. A resistência natural segue quatro viticultores italianos. Cada um desses agricultores tem encontrado uma resistência feroz. Eles lutam para fazer seus sonhos, ter uma indústria vitivinícola natural, sustentável e ecologicamente justa. Mas, esses vinicultores naturais se levantam contra a "Nova Ordem Econômica Mundial" para oferecer um modelo de resistência encantada e alegre, na esperança de agitar o rebelde oculto em todos nós.

 

Sour Grapes - 2016

Documentário sobre o mercado de leilões de vinhos finos e raros centrado em torno de um falsificador que fez amizade com os ricos e poderosos e vendeu milhões de dólares de vinhos fraudulentos através das casas de leilões.

 

You Will Be My Son - 2011

Uma história que focaliza a problemática relação entre Paul Marseul, proprietário de uma prestigiada vinha em Saint Emilion e seu filho, Martin, que trabalha com ele na propriedade da família. Paul é um exigente e apaixonado vinicultor, mas é um pai dominador. Ele não está feliz que seu filho um dia possa sucedê-lo. Ele sonha com um filho mais talentoso, mais carismático. . . E mais em linha com suas próprias aspirações. As coisas pioram quando o gerente de confiança de Paul, François, está morrendo de câncer. Quando o filho de François, Philip, também no negócio do vinho, retorna da Califórnia para cuidar de seu pai, Paulo vê Philip como seu filho ideal e se afasta de sua própria carne e sangue.

 

Days of Wine and Roses - 1962

Joe Clay é um jovem publicitário que se apaixona por Kirsten, uma colega de trabalho. Os dois acabam se casando, mas devido a uma pressão profissional muito forte ele começa a beber cada vez mais e leva a esposa para o mesmo caminho.

The Duel of Wine - 2015

Charlie caiu da graça depois de estrelar o filme The Ways of Wine (El camino del vino). O personagem que ele interpretou, um "sommelier que perdeu seu paladar", ficou preso à sua imagem e levou sua carreira à ruína. Sua esposa, Pandora, faz com que ele volte para o mundo da degustação de vinhos trabalhando para algumas importantes bodegas europeias, mas ele trabalhar nos bastidores como um "provador fantasma" para um jovem e ambicioso sommelier, Antonio Poncelis.

Esta página é destinada a divulgar os filmes e seus idealizadores para os enófilos e apreciadores do vinho.