Lançamento da Safra 2016 do Vinho Don Melchor

Entrevista com o Enólogo Enrique Tirado da Viña Concha y Toro
Entrevista com o Chef Fred Barroso do Restaurante Le Vin
Galeria de Fotos
Vinhedo Don Melchor - Chile

Foto - Vinã Concha y Toro

O lançamento da safra 2016 do vinho Don Melchor contou com a presença exclusiva do enólogo Enrique Tirado da Viña Concha y Toro.

Don Melchor é o vinho ícone da Viña Concha y Toro, um dos mais cultuados vinhos do Chile tendo 9 de suas safras no hall dos 100 melhores vinhos do mundo.

 

O vinho Don Melchor, é do terroir de Puente Alto, considerada como melhor área para a produção de Cabernet Sauvignon, situada na região do Alto Maipo.

 

Também foram degustados com harmonização Terrunyo Sauvignon Blanc 2013, Don Melchor Cabernet Sauvignon 1996 e o Licor de Cabernet Sauvignon Don Melchor. A comparação entre as safras 1996 e 2016 mostra como o vinho tem a sua evolução dentro da garrafa. O 1996 está no seu momento ideal, já o 2016 embora já se demostra um grande vinho, vai evoluir muito bem ao longo do tempo. Todos os vinhos tiveram uma harmonização feita pelo chef Fred Barroso do Restaurante Le Vin em Ipanema no Rio de Janeiro.

A vindima 2016 é composta por 93% de Cabernet Sauvignon, 3% de Cabernet Franc, 3% de Petit Verdot e 1% de Merlot. São 14 meses de passagem em barricas de carvalho francês, sendo 55% de primeiro uso e 45% de segundo uso.

 

É um vinho de elegância, delicadeza e grande expressão aromática de pequenos frutos vermelhos. Em boca tem um equilíbrio perfeito e de final longo com taninos macios. Tem 14% de álcool.

Com o lançamento da safra 2016, Don Melchor comemora trinta safras e continua sendo um dos mais emblemáticos Cabernet Sauvignon do mundo. É um vinho que representa o respeito pelo passado, com um olhar profundo para o futuro e que expressa a admiração pela vinha e a busca da perfeição na taça.

17-03-2019