VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Primeira Safra de Vinhos com Selo IP Altos Montes Recebe Certificação
Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Viapiana, Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina e Vinhos Fabian receberão o certificado de aprovação no dia 13 de maio
No dia 13 de maio, a Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes entregou o Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2020 para 5 vinícolas. O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas. Os vinhos aprovados para utilizar o Selo foram avaliados em janeiro deste ano para comprovar sua qualidade e às exigências técnicas da IP. As amostras foram submetidas a degustação às cegas, avaliação técnica e recomendadas por unanimidade pelos avaliadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros enólogos de vinícolas associadas. Um marco histórico para os Vinhos dos Altos Montes, que terá sua primeira safra de vinhos com o selo de procedência. “Há muito tempo estamos trabalhando pelo reconhecimento da nossa Indicação de Procedência e pela valorização da nossa região. Agora estamos prestes a lançar a nossa primeira safra com o selo oficial, isso é uma conquista que nos dá muita alegria, além de valorizar todo o mercado vitivinícola brasileiro”, comemora o Coordenador da IP Altos Montes Giovani Fabian.
A entrega dos certificados foi feita de forma individual em cada vinícola com a presença do Prefeito Municipal de Prefeito Municipal de Flores da Cunha, César Ulian, o Prefeito Municipal de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, o Presidente da Altos Montes, Filipe Panizzon e dos Coordenadores da IP Altos Montes César Curra e Giovani Fabian. “Impressionou muito a qualidade de todos os vinhos, sejam brancos ou tintos. Representaram exatamente o que foi a Safra da Safra de 2020, alta qualidade, muita coloração nos vinhos tintos, potencial de guarda absurdo. Quando se refere aos vinhos brancos, vinhos muito leves, com uma boa acidez e super frutados. Eu tenho certeza que com o passar do tempo esses vinhos vão melhorar ainda mais e nós vamos mostrar para o consumidor a qualidade dos vinhos da Altos Montes”, explica Edegar Scortegagna, integrante do Comitê de Avaliação e Enólogo do Ano 2020 eleito pela ABE.
César Ulian e Eumar Viapiana
Danrlei Pilatti e Clóvis Boscato
“A Safra 2020 foi histórica para o mundo da vitivinicultura, mas além de boas condições climáticas, a expertise dos enólogos dos Altos Montes foi fundamental para entregar vinhos de tanta qualidade. A qualidade do conjunto certamente tem uma associação com a safra 2020, que foi uma safra fenomenal em termos de condição climática e da maturação. Mas, não adianta somente ter a condição de clima. Os profissionais aqui da região, Nova Pádua e Flores da Cunha, souberam extrair o melhor da qualidade que se apresentaram nas uvas. Então, no conjunto, está de parabéns a Apromontes, avalia Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.”
Todos os vinhos aprovados são da safra 2020, conhecida como a Safra das Safras pelos especialistas. “Nós vamos entregar a primeira safra de vinhos com o Selo Altos Montes aos consumidores com a certeza de uma qualidade excepcional, histórica! Este é um marco muito importante para nós e para o mercado vitivinícola”, comenta César Curra, Coordenador da IP Altos Montes.
Flores da Cunha já possui o título de maior produtor de uvas e vinhos do país, chegando a safras com 101 milhões de quilos de uva e 120 milhões de litros de vinho. Entretanto, a aprovação do Selo valoriza não apenas a quantidade, mas reconhece a qualidade do produto local, conforme afirma César Ulian, o Prefeito Municipal de Nova Pádua: “Para nós é um grande orgulho termos esse selo de procedência. Certamente isso tudo irá valorizar a nossa produção de vinhos, não apenas em quantidade, mas em qualidade. E fortalecer cada vez mais o grande potencial turístico que é Flores da Cunha”.
“É uma imensa satisfação entregar o Selo a estas empresas de Nova Pádua, porque ele valoriza ainda mais a nossa região, o nosso turismo e o vinho, que é a nossa essência. Sou muito grato de poder participar desta conquista”, comemora o Prefeito Municipal de Nova Pádua, Danrlei Pilatti.
A aquisição do Selo gera um reconhecimento da qualidade do produto, mas também cria expectativa de chamar a atenção para o turismo na região dos Altos Montes: “Espero que com isso o consumidor venha conhecer a nossa região, o trabalho que a gente vem fazendo de excelência não apenas na produção dos vinhos, mas também na recepção ao turista”, convida César Curra, Coordenadores da IP Altos Montes.
André Tonet e Filipe Panizzon
Deunir Luiz Argenta e César Ulian
Primeiros vinhos com Selo Altos Montes devem chegar ao mercado em julho
Chardonnay da Vinhos Fabian e Cave de Angelina são os primeiros rótulos com previsão de comercialização; todos os vinhos aprovados são de 2020, a Safra das Safras, e prometem qualidade excepcional aos consumidores.
Os Vinhos 2020 Certificados e Aprovados com o Selo Altos Montes
Boscato Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Cave de Angelina - Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Luiz Argenta Vinhos Finos - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Corte
Vinhos Fabian - Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinhos Fabian - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinhos Fabian - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinhos Viapiana - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinhos Viapiana - Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir
Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes - Foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
vinhos pelo mundo e Agência Usina de Notícias
Fotos: Altos Montes
05-2021