Cantu Day 2017 - Rio de Janeiro

O Cantu Day é um importante evento do universo do vinho no Brasil que a Importadora Cantu realiza com mais de 270 rótulos de 13 países produtores. São 5 capitais brasileiras por onde passa o evento. No Rio de Janeiro o evento foi no Iate Club.

Com certeza, uma boa oportunidade de experimentar vinhos de diferentes tipos de uva, maturidade e terroir. O evento é uma grande oportunidade para conhecer e conversar com autoridades da vitivinicultura mundial.

Com sempre lançamentos são esperados, e desta vez, destaque para a chilena Viña Ventisquero (www.ventisquero.com), a francesa Calvet (www.calvet.com) e a italiana Da Vinci, da Toscana (www.cantineleonardo.it).

Presentes no evento, Edgardo Del Popolo, um dos ícones da viticultura Argentina e gerente-geral da Susana Balbo Wines (www.susanabalbowines.com.ar), produtora do belo vinho NOSOTROS; Alexandre Relvas, proprietário e enólogo da Herdade de Sao Miguel (www.herdadesaomiguel.com); Pedro Poças, proprietário da Poças Junior (www.pocas.pt), que elabora grandes vinhos do Porto e Douro; Paulo Giusti, proprietário da Giusti i Zanza Vigneti e produtor do Dulcamara, um dos vinhos Supertoscanos mais destacados; e Francisco Ruidiaz, diretor da Viña Ventisquero (www.ventisquero.com), com seus ícones Vértice, Pangea e Grey, altamente pontuados pela critica internacional e reconhecidos do mercado brasileiro.

Sobre a Cantu Importadora

A Cantu que iniciou suas atividades no ano de 2004 quando passou a representar com exclusividade no Brasil os vinhos da chilena Viña Ventisquero. Atualmente conta com uma seleção de vinhos reconhecidos e premiados internacionalmente, provenientes de 13 países, sendo mais de 400 rótulos de vinho de 75 produtores, além da cerveja artesanal Insana, produzida em Palmas (PR), e da cerveja tailandesa Singha. Atualmente possui matriz em São Paulo e filiais em Recife, Curitiba, Belo, Horizonte e Rio de Janeiro, além de armazém central na cidade de Itajaí (SC). http://www.cantuimportadora.com.br/

O lançamento do Grey Sauvignon Blanc 2016 agradou o publico presente. A menção “Single Block” estampada no rótulo da safra 2016 deste Sauvignon Blanc faz menção ao sério trabalho da busca pela máxima expressão de terroir encabeçada pelo enólogo Felipe Tosso e seus assistentes. Juntos, desbravam a região do deserto do Atacama, mais precisamente em Huasco, que é considerada a nova fronteira do vinho chileno. Com isso garantem a qualidade deste varietal cujas vinhas são cultivadas no vinhedo de Longomilla, há 23 quilômetros de distância do oceano Pacífico, sendo beneficiadas com a forte influencia marítima que na taça faz com que este varietal mostre ao que veio. Vale saber que a Viña Ventisquero é a única vinícola a produzir vinhos secos nesta nobre e restrita área com 13 hectares onde as vinhas estão plantadas em solo muito particular com elevada concentração de carbonato de cálcio – calcário – além de ser extremamente salino, o que acaba contribuindo para a diferenciação das uvas cultivadas nesta inóspita região. O branco combina elevada acidez, mineralidade pronunciada e estrutura suficiente para acompanhar comida. Características estas obtidas após um lento processo de fermentação, seguido por repouso durante 10 meses em contato com suas leveduras. Este Sauvignon Blanc aumenta a família Grey que já contempla um Chardonnay, além dos tintos Cabernet Sauvignon, Carménère, GCM, Merlot, Pinot Noir e Syrah.

 

Fonte: Brain Press - Horst Kissmann       

Fotos: Vinhos Pelo Mundo 19-05-2017