Confraria Adolar Hermann Apresenta
4 Syrah’s do Mundo

Inaugurando mais um ano de degustações dedicadas a vinhos especialmente selecionados pelo Diretor Adolar Hermann e o Sommelier Tiago Locatelli da Importadora Decanter.

Captura de Tela 2022-03-09 às 14.57.49.png

A Confraria de Adolar Hermann sempre apresenta vinhos de altíssima qualidade para jornalistas e profissionais do vinho.

 

Desta vez foi uma imersão em 4 Syrah's de diferentes rótulos de excelentes produtores pelo mundo.

 

O encontro foi organizado pela Agência Ch2a Comunicação na plataforma Zoom.

Captura de Tela 2022-03-09 às 14.56.10.png

A Syrah é uma casta que pode originar vinhos com perfis aromáticos distintos, dependendo do tipo de clima onde é cultivada.

 

Esses vinhos geralmente demandam vários anos em garrafa para mostrar todas as suas qualidades. Nas regiões de clima quente, os vinhos de uva Syrah são encorpados e com notas que lembram ameixa e chocolate. Em regiões mais frias, são famosos os Syrahs com notas de pimenta-do-reino e couro. São muito agradáveis e incrivelmente longevos. 

Captura de Tela 2022-03-09 às 14.58.42.png

O sommelier Tiago Locatelli conduziu uma excelente apresentação dos vinhos, com detalhes de clima, solo e a elaboração de cada rótulo. Vinhos da Nova Zelândia, Itália e Chile.

 

A Craggy Range é uma vinícola familiar situada à sombra do espetacular Te Mata Peak, na área de cultivo de vinho premium de Hawke's Bay, na Nova Zelândia.

Captura de Tela 2022-03-09 às 14.56.48.png

A vinícola Craggy Range foi reconhecida em 2014 pela renomada publicação norte-americana Wine Enthusiast como 'New World Winery of the Year', com muitos dos vinhos também recebendo elogios e prêmios notáveis.

 

As regiões vinícolas da Nova Zelândia são de clima temperado e marítimo e, quando combinadas com seus solos jovens, o resultado é um ambiente vitícola totalmente diferente de qualquer outro. Oferece o potencial de fazer vinhos com frescura, pureza e elegância; vinhos verdadeiramente únicos.

Captura de Tela 2022-03-09 às 14.56.59.png
Captura de Tela 2022-03-09 às 14.55.52.png
Captura de Tela 2022-03-09 às 14.56.33.png
Captura de Tela 2022-03-09 às 14.55.37.png
Captura de Tela 2022-03-09 às 14.57.12.png

A Vinícola Villard foi fundada no Chile em 1989 no Vale de Casablanca. Por três décadas, Villard foi reconhecida como uma das melhores vinícolas do Vale. E há mais de dez anos, com a solidez de quem conhece a fundo as características do seu território e do terroir , a segunda geração da família inovou com novas técnicas enológicas para criar novos vinhos super premium com grande estrutura e elegância.

Uma das áreas privilegiadas para as uvas de clima frio é o Vale de Casablanca, a apenas 70 quilômetros a oeste de Santiago e a menos de 25 quilômetros do Oceano Pacífico. A fria Corrente de Humboldt corre ao largo da costa, o mar produz um efeito refrescante com nevoeiro matinal e baixas temperaturas que transmitem aos vinhos uma boa acidez e fruta fresca.

Também localizada no Chile, a Vinícola Viñedos de Alcohuaz está posicionada na Cordilheira dos Andes, no paralelo 30º de latitude sul, com altitudes que variam entre 1.650 metros e 2.206 metros.

 

Os vinhos Alcohuaz são vinhos de altitude, com o efeito inconfundível da triangulação de três fatores fundamentais: o sol, os solos graníticos e a altitude. Esses três fatores resultam em uvas de casca invulgarmente espessa, razão pela qual em Alcohuaz realiza a prensagem inicial da uva à moda antiga, com os pés. Esta técnica é essencial no processo de vinificação, permite obter o equilíbrio tânico que só a delicadeza da sensibilidade humana é capaz de proporcionar.

Na Itália a Vinícola 'Isole e Olena' surgiu na década de 1950, quando a família De Marchi comprou e combinou duas propriedades adjacentes, 'Isole' e 'Olena', cada uma com centenas de anos. A propriedade está localizada no coração da região de Chianti Classico, a meio caminho entre Siena e Florença.

O enólogo de quarta geração Paolo De Marchi estudou Agricultura na Universidade de Turim e trabalhou em várias colheitas na Califórnia e na França. Quando ele chegou à propriedade da família em 1976 de sua casa em Piemonte, ele encontrou muita necessidade de melhoria e modernização na região de Chianti Classico. Um dos projetos iniciais envolveu o plantio de vinhas únicas de castas internacionais. Através desses avanços, Paolo finalmente descobriu uma maneira de equilibrar tradição com inovação.

 

Os 50 ha de videiras atingem altitudes de cerca de 400 m acima do nível do mar e recebem uma média de 35 centímetros de chuva anualmente. Os solos consistem em uma mistura de calcário, ardósia argilosa e arenito, que permitem drenagem suficiente em épocas de chuva forte e retêm a umidade durante as secas. 

 

Os vinhos são conhecidos por associar uma frescura a uma intensidade, profundidade e longevidade contrastantes. 

 

Os Vinhos:

Captura de Tela 2022-03-09 às 11.39.21.png

Craggy Range Le Sol Syrah 2013 – Nova Zelândia

100% Syrah - 13,1° GL

 

Os vinhedos são  cultivados na região de Gimblett Gravels, estão sobre o antigo leito do rio Ngaruroro. O solo é composto por 80% de pedras cinzentas na superfície, selecionados por camadas de areia e silte no subsolo, com 40m de profundidade, baixa fertilidade e ótima drenagem. Condução em espaldeira, Guyot Duplo.

 

A colheita das uvas é realizada estritamente de forma manual. Desengace total. Fermentação em grandes tanques de madeira com inoculação de leveduras selecionadas. Após o término do processo, trasfega-se o vinho para o amadurecimento em barricas francesas. Não houve clarificação, apenas uma leve filtração.

18 meses em barricas de carvalho francês, 32% novas.

Características: Intensa coloração rubi violáceo. Redondo, com frutas negras maduras, especiarias, tomilho e mineral (cascalho). Abre-se complexas camadas gustativas, sempre marcadas pela finura dos taninos e confidencial frescor. Interminável e persistente.

Captura de Tela 2022-03-09 às 11.45.09.png

Villard Tanagra Syrah 2018 - Chile

100% Syrah - 14° GL

 

Videiras plantadas nas encostas de Tapihue, à leste do Valle de Casablanca com altitude média de 300 metros. Solo argilo-arenosos, com presença de quartzo.

 

Padrão mediterrânico, moderado pelas brisas do Pacifico. Precipitação média anual de 380mm, concentrada no inverno. As manhãs geralmente apresentam névoa.

 

Colheita manual, seleção de uvas no vinhedo. Desengace manual, direto para as barricas, onde faz maceração a frio (8°C) por 7 dias. Fermentação nas barricas, a 28-30°C, por 8-10 dias, mais 13 dias de maceração pós-fermentativa. Malolática, amadurecimento por 17 meses em barricas (72% carvalho francês, 28% carvalho americano), 80% novas, 20% de 2° uso.. Estabilização e engarrafamento.

 

Características: Rubi violáceo. Grande amplitude aromática com licor de cassis, bacon, pimenta preta, chocolate, evolui para aromas minerais e de torrefação. Ataque potente, mas com frescor bem integrado. Os taninos são firmes e elegantes e a persistência é muito longa.

A Villard faz parte da associação MOVI (Movimiento de Viñateros Independientes), que reúne produtores artesanais de diferentes regiões. Os vinhos são veganos não certificados.

Captura de Tela 2022-03-09 às 11.46.05.png

Alcohuaz Rhu 2013 - Chile

 

64% Syrah, 20% Garnacha, 16% Petite Sirah 

Videiras plantadas nas encostas entre as montanhas com altitudes de 1720 a 2206 metros. Viticultura biodinâmica, irrigação com a água do degelo dos Andes.

Colheita manual, desengaçe, maceração pré-fermentativa por 3 dias, em lagares de pedra. Pisa a pé, fermentação nos lagares (menos a Garnacha que fermenta em tanques de concreto), com leveduras nativas. Malolática, amadurecimento em foudres de 2500 litros por 36 meses. Blend e engarrafamento.

Características: Cor rubi profundo, leve alo, bastante complexo, com amoras, ameixas, azeitona preta, especiarias, toque defumado. Amplo em boca, redondo, com taninos abundantes e muito finos. Final longo.

Captura de Tela 2022-03-09 às 11.46.59.png

Isole e Olena Syrah Collezione de Marchi Toscana IGT 2017 - Itália

 

100% Syrah - 14,5° GL

Vinhedo com 3 hectares plantados nos anos 80, com mudas trazidas do Rhône, a 400 metros de altitude. Clima Mediterrânico, influenciado pela altitude. Os vinhedos estão localizados em uma parte mais alta e abertos ao mar, o que proporciona um mesoclima mais frio. Solo com mistura de galestro e margas calcárias.

Colheita manual, com seleção de cachos. Desengace, fermentação em tanques de inox, a temperatura controlada, com delestages e remontagens diárias com maceração de 10 dias. Amadurecimento em barricas francesas e americanas, 25% novas, por 12 meses. Envelhecimento em garrafa por 2 anos.

Características: Rubi profundo. Rica expressão de cereja negra, ameixa, alcaçuz, chocolate, especiarias, infindável complexidade! Denso em boca, poderoso, com taninos refinados e final longo. Vinho de grande caráter!

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.

03-2022