VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
LA PASTINA LANÇA VINHO FRANCÊS KING RABBIT
Rótulos são inspirados no coelho da
"Alice no País das Maravilhas"
A La Pastina apresenta a linha King Rabbit, vinhos franceses com uma proposta ousada e irreverente para serem degustados a qualquer momento e sem formalidades. A linha King Rabbit é produzida na região de Languedoc-Roussilon, uma tradicional área vitivinícola com mais de 2 mil anos na produção de vinhos.
Além de serem vinhos fáceis de beber, o grande diferencial da linha King Rabbit são os rótulos modernos, com cores vibrantes, assinados pelo artista francês Gildas Coudrais. Todos os rótulos vêm com a imagem estilizada do coelho da Alice no País das Maravilhas, que vivia correndo atrás da felicidade, mas que esquecia de viver o momento presente. A proposta da linha King Rabbit é exatamente degustar a vida e vivenciar o prazer de beber um bom vinho hoje, sem complicação!
O King Rabbit Rosé é elaborado com as clássicas castas Cinsault e Grenache, vinificadas cuidadosamente e com pouco contato com a casca a fim de extrair uma coloração mais clara. As uvas são colhidas durante a noite, para que não haja oxidação e a fermentação é feita sob baixas temperaturas, o que dá mais aroma ao vinho. Com uma bela cor rosé e tons avermelhados, apresenta notas de frutas vermelhas frescas e flores. No paladar, revela-se fresco com corpo médio e final longo. Recomenda-se servir gelado com aperitivos, refeições leves, saladas, frutos do mar e aves.
O King Rabbit Blanc é produzido com uma combinação das castas brancas Ugni Blanc e Colombard, típicas da região. A maceração é feita em temperatura baixa para extrair com delicadeza as propriedades da uva. Depois, o vinho estagia em tanques de aço inoxidável, mantendo assim seu frescor. E o envelhecimento é feito em barricas para dar um estilo mais frutado ao vinho. Possui uma coloração amarelo palha e notas de frutos de polpa branca como pera, além de notas florais. Na boca é leve e pleno de frescor, ideal para acompanhar canapés, saladas com molhos leves, massas ao molho branco, além de aves e peixes.
O King Rabbit Rouge é elaborado com as castas tintas Grenache e Carignan e vinificado cuidadosamente em cubas de aço inox com temperatura controlada para a extração da melhor característica de cada uva e seu terroir. As uvas maduras passam por dois processos, um moderno e outro tradicional, de maceração térmica e fermentação respectivamente, a fim de dar estrutura. O resultado é um vinho encorpado, jovem e fácil de beber. Apresenta coloração rubi com reflexos violáceos com notas de frutas escuras como ameixa, cereja e mirtilos. No paladar, é equilibrado e perfeito para acompanhar massas ao molho vermelho, carne vermelha, além de queijos amarelos.
Fonte e foto: Tema Assessoria de Comunicação
02-03-2018