VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Entrevista com Bruna Cristofoli
Com produção de vinhos finos e espumantes, a vinícola reforça sua presença no Rio de Janeiro com uma boa diversidade de rótulos.
Localizada na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves (RS), a Cristofoli foi fundada pelos irmãos Loreno e Mário Cristofoli, hoje é comandada pela quarta geração da família, a jovem Bruna Cristofoli, de 35 anos que está à frente da vinícola e se dedica à cultura e produção das uvas sem perder a essência da família.
Bruna Cristofoli veio ao Rio e apresentou os seus vinhos em um almoço harmonizado no Marine Restô em Copacabana.
O Chef Jérôme Dardillac @jerome.dardillac preparou os deliciosos pratos. Ao lado do sommelier @dionisiochavess do @zonasulsupermercado , Bruna contou um pouco da história da vinícola e dos seus vinhos.
Sucesso desde que chegou ao mercado, a vinícola Cristofoli entrou no cenário nacional há 35 anos como uma vinícola de família.
A Cristofoli traz uma tradição na vitivinicultura que remonta ao Século XIX (1896), quando o patriarca da família, Angelo Cristofoli, chegou ao Brasil. Sua história expressa um talento natural que lhe permitiu que seus filhos alcançassem a qualidade dos vinhos que elaboram, através do cultivo de uvas nativas italianas como a Sangiovese e Moscato de Alexandria.
Entrevista Bruna Cristofoli com participação da sommelière @cecialdaz e o do jornalista @pedromelloesouza que estiveram presente no almoço e comentaram brevemente sobre os vinhos no @vinhospelomundo
A produção de vinhos começou em 1986 com o cultivo de uvas próprias e de produtores da região. O controle de qualidade inicia ainda no cultivo da videira. Com uma proposta diferenciada, que privilegia uma produção controlada, a Cristofoli produz vinhos com rótulos de variedade emblemática e mais conhecidas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. O diferencial são os vinhos produzidos com as uvas Sangiovese, Moscato de Alexandria, que acompanham a trajetória da família no Brasil.
Destaque para os vinhos Cristofoli Sangiovese, rosé e o tinto, são leves e fáceis de beber com boa expressão de fruta. O Moscato de Alexandria é um vinho seco, refrescante, extremamente delicado e perfumado com aromas florais e frutados. A história desta uva remonta à época do antigo Egito, com indícios que Cleópatra bebia vinhos produzidos com uvas moscato.
A vinícola conta hoje com um quadro de quatro colaboradores liderados pelo também enólogos Lorenzo Cristofoli, responsável pela vinificação junto com Bruna e Letícia Cristofoli, a enóloga mais nova do time, que comanda o piquenique, almoços e jantares harmonizados, além recepção dos visitantes e da loja de vinhos. A produção anual é de 27 mil garrafas (20.000 mil litros) distribuídas em 12 rótulos
O Ambiente da Vinícola
No local, além de degustar os vinhos, os visitantes ficam em contato com um ambiente natural e agradável, com foco na cultura do vinho. A área de 1.500 mil metros quadrados compreende espaços verdes com grande coleção de plantas nativas, exóticas, ornamentais e frutíferas. No porão da casa onde Letícia vive com os pais, encontra-se a loja de vinhos, onde Loreno e Mário começaram as primeiras experiências da família. Lá estão mantidas, até hoje, as pipas de madeira por onde foram envelhecidos alguns dos vinhos.
Experiências no EnoTurismo
A Cristofoli é sinônimo de inovação quando o assunto é enoturismo. Mesmo pequena, a vinícola oferece 6 experiências enoturísticas. A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, um charmoso piquenique, com comidinhas regionais, harmonizadas com vinhos finos, seguida pelo Entardecer de Vindima, mas as opções seguem com o Tour Vinho e Paisagem; Spuntino; Almoço harmonizado ao ar livre, com menu exclusivo elaborado por Maria de Lourdes e Roseli, esposas, respectivamente, de Loreno e Mário e Degustação de Vinhos.
Em maio de 2020, a vinícola criou a Confraria Família Cristofoli, onde compartilha conhecimento e oferece ações especiais com produtos exclusivos para quem busca experiências únicas.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.
11-2021