Entrevista com Bruna Cristofoli

Com produção de vinhos finos e espumantes, a vinícola reforça sua presença no Rio de Janeiro com uma boa diversidade de rótulos.

Localizada na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves (RS), a Cristofoli foi fundada pelos irmãos Loreno e Mário Cristofoli, hoje é comandada pela quarta geração da família, a jovem Bruna Cristofoli, de 35 anos que está à frente da vinícola e se dedica à cultura e produção das uvas sem perder a essência da família.

Captura de Tela 2021-11-23 às 17.35.21.png
Captura de Tela 2021-11-23 às 13.40.29.png

Bruna Cristofoli veio ao Rio e apresentou os seus vinhos em um almoço harmonizado no Marine Restô em Copacabana.

Captura de Tela 2021-11-23 às 13.40.47.png

O Chef Jérôme Dardillac @jerome.dardillac preparou os deliciosos pratos. Ao lado do sommelier @dionisiochavess do @zonasulsupermercado , Bruna contou um pouco da história da vinícola e dos seus vinhos.

Captura de Tela 2021-11-23 às 13.41.03.png
Captura de Tela 2021-11-23 às 13.38.50.png
Captura de Tela 2021-11-23 às 13.39.28.png
Captura de Tela 2021-11-23 às 13.39.53.png
Captura de Tela 2021-11-23 às 13.39.45.png

Sucesso desde que chegou ao mercado, a vinícola Cristofoli entrou no cenário nacional há 35 anos como uma vinícola de família.

A Cristofoli traz uma tradição na vitivinicultura que remonta ao Século XIX (1896), quando o patriarca da família, Angelo Cristofoli, chegou ao Brasil. Sua história expressa um talento natural que lhe permitiu que seus filhos alcançassem a qualidade dos vinhos que elaboram, através do cultivo de uvas nativas italianas como a Sangiovese e Moscato de Alexandria.

Entrevista Bruna Cristofoli com participação da sommelière @cecialdaz e o do jornalista @pedromelloesouza que estiveram presente no almoço e comentaram brevemente sobre os vinhos no @vinhospelomundo

Captura de Tela 2021-11-23 às 13.41.29.png
Captura de Tela 2021-11-23 às 13.41.13.png

A produção de vinhos começou em 1986 com o cultivo de uvas próprias e de produtores da região. O controle de qualidade inicia ainda no cultivo da videira. Com uma proposta diferenciada, que privilegia uma produção controlada, a Cristofoli produz vinhos com rótulos de variedade emblemática e mais conhecidas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. O diferencial são os vinhos produzidos com as uvas Sangiovese, Moscato de Alexandria, que acompanham a trajetória da família no Brasil.

 

Destaque para os vinhos Cristofoli Sangiovese, rosé e o tinto, são leves e fáceis de beber com boa expressão de fruta. O Moscato de Alexandria é um vinho seco, refrescante, extremamente delicado e perfumado com aromas florais e frutados. A história desta uva remonta à época do antigo Egito, com indícios que Cleópatra bebia vinhos produzidos com uvas moscato.   

 

A vinícola conta hoje com um quadro de quatro colaboradores liderados pelo também enólogos Lorenzo Cristofoli, responsável pela vinificação junto com Bruna e Letícia Cristofoli, a enóloga mais nova do time, que comanda o piquenique, almoços e jantares harmonizados, além recepção dos visitantes e da loja de vinhos. A produção anual é de 27 mil garrafas (20.000 mil litros) distribuídas em 12 rótulos

O Ambiente da Vinícola

 

No local, além de degustar os vinhos, os visitantes ficam em contato com um ambiente natural e agradável, com foco na cultura do vinho. A área de 1.500 mil metros quadrados compreende espaços verdes com grande coleção de plantas nativas, exóticas, ornamentais e frutíferas.  No porão da casa onde Letícia vive com os pais, encontra-se a loja de vinhos, onde Loreno e Mário começaram as primeiras experiências da família.  Lá estão mantidas, até hoje, as pipas de madeira por onde foram envelhecidos alguns dos vinhos.

 

Experiências no EnoTurismo

 

A Cristofoli é sinônimo de inovação quando o assunto é enoturismo. Mesmo pequena, a vinícola oferece 6 experiências enoturísticas. A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, um charmoso piquenique, com comidinhas regionais, harmonizadas com vinhos finos, seguida pelo Entardecer de Vindima, mas as opções seguem com o Tour Vinho e Paisagem; Spuntino; Almoço harmonizado ao ar livre, com menu exclusivo elaborado por Maria de Lourdes e Roseli, esposas, respectivamente, de Loreno e Mário e Degustação de Vinhos.

 

Em maio de 2020, a vinícola criou a Confraria Família Cristofoli, onde compartilha conhecimento e oferece ações especiais com produtos exclusivos para quem busca experiências únicas.

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.

11-2021