VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
GRANDE PROVA VINHOS DO BRASIL 2016
"Grande Prova Vinhos do Brasil” bate recorde com inscrição de mais 850 vinhos e participação de 110 vinícolas.
O júri se reúne de 5 a 9 de junho no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro e é composto por profissionais de vários estados e convidados internacionais, contando com grandes nomes como Michel Friou - França, enólogo chefe da vinícola Almaviva; Danio Braga - chef e sommelier, fundador da ABS Brasil; Sebastián Rodrigues - Chile, enólogo da Concha y Toro; Diego Arrrebola - Sommelier, atual bi-campeão brasileiro; Vladimir Velez – Chile, do CanaldelVino.TV; Gilberto Pedrucci - enólogo e presidente do Sindivinho; Marcio Oliveira - Jornalista de MG, responsável pelo site Vinotícias; Ed Arruda - Sommelier chefe do Copacabana Palace; Ricardo Farias - Presidente da ABS-Rio; Celio Alzer - Professor da ABS-Rio e consultor do supermercado Zona Sul; Deise Novakoski, jornalista e consultora em vinhos; Sergio Queiroz - Grupo BACO; Marcelo Copello - Grupo BACO e presidente do júri, entre outros.
CATEGORIAS:
Espumante Brut branco Champenoise
Espumante Brut branco Charmat
Espumante Brut rosé Champenoise
Espumante Brut rosé Charmat
Espumante Extra-brut, Nature branco
Espumante Extra-brut, Nature rosé
Espumante Prosecco/Glera
Espumante Moscatel branco
Espumante Demi-sec, branco
Espumante Moscatel e Demi-sec rosé
Branco Chardonnay
Branco Sauvignon Blanc
Branco Moscato
Branco de outras castas e cortes
Rosés
Tinto Cabernet Sauvignon
Tinto Merlot
Tinto Tannat
Tinto Pinot Noir
Tinto Cabernet Franc
Tinto Marselan
Tinto Syrah
Tinto de outras castas
Cortes tintos
Tintos Super Premium, R$ 100+ no varejo
Doces e Fortificados
Suco de uva integral
Best Buy, bem pontuados até R$ 39,99 no varejo
O Anuário Vinhos do Brasil 2016 é uma publicação bilíngue, editada em parceria entre o Grupo BACO o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), trazendo um panorama completo da indústria do vinho brasileira, das regiões produtoras, dos vinhos, do enoturismo, sendo hoje a principal referência editorial do setor, seja no Brasil ou no exterior, onde é distribuído em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O resultado só será conhecido no Anuário Vinhos do Brasil 2016, com lançamento previsto para agosto, no Rio de Janeiro, durante os jogos Olímpicos. Fonte: Baco Multimídia