Vinícola Villalobos e Vinícola Erasmo

Novo Chile ON-WINE


Degustação on-line da @novochile com a participação do Conde Francesco Marone Cinzano @francescomaronecinzano da Vinícola @erasmo_caliboro e o enólogo Martín Villalobos @villalobosencina da Vinícola @villaloboswine

O mediador David Giacomini conduziu a apresentação com os vinhos Erasmo 2009 e Villalobos Carignan Silvestre 2015.

A Vinícola Erasmo é de propriedade do Conde Francesco Marone Cinzano, com tradição familiar no ramo da vitivinicultura e também responsável pelos Brunellos di Montalcino da grande Col d’Orcia @coldorcia . No Vale do Maule, produz vinhos de tratamento orgânico ao estilo do Velho Mundo. São utilizadas as práticas Biodinâmicas e Ôrganicas nos vinhedos.

A Vinícola Villalobos tem videiras centenárias que crescem e frutificam soltas no meio do mato. Se destaca pelo vinhedo mais próximo de seu estado natural, sem intervenção humana e colheita feita com escadas em cima das árvores. Villalobos Carignan tem 92 pontos na escala Robert Parker, é considerado um dos melhores varietais da uva pelo Guia Descorchados. Um 100% Carignan de vinhedo orgânico com 79 anos de idade. Passa por 18 meses em barril de carvalho francês.

A Importadora Vinhos Novo Chile realizou entre os meses de novembro e dezembro o Novo Chile ON-WINE. De forma virtual e gratuita, o evento contou com palestras, degustações, lives e entrevistas com enólogos chilenos de vanguarda.

Além do conteúdo gratuito, todos os participantes dos encontros virtuais tiverão acesso a cupons de desconto para adquirir os produtos destes vinhateiros com preços especiais no site www.dagirafa.com.br Para conhecer mais a fundo o trabalho destas pequenas vinícolas, acesse www.novochile.com.br e o perfil do instagram @novochile.

 

Os Vinhos:

Villalobos Carignan 2015

Villalobos Carignan 2015 é um varietal elaborado pela vinícola @villaloboswine com vinhas velhas da zona costeira do Vale de Colchagua, na região de Ranguili uns 30 km do Pacífico.

Plantadas por volta de 1950, as vinhas foram “esquecidas” e redescobertas mais de meio século depois, em total simbiose com a vegetação nativa local. “São videiras que continuaram frutificando, ano após ano, sem pesticidas, herbicidas ou qualquer intervenção humana; e que eram podadas, naturalmente, pelos cavalos da propriedade. Um terroir em pleno bioequilíbrio”, conta Martin Villalobos, engenheiro e sócio da vinícola. A safra que chega ao Brasil provém desses parreirais de condução livre, que alcançam até 4 metros de altura.

 

Após a colheita manual, as uvas são vinificadas da maneira mais natural possível: o vinho fermenta sem controle de temperatura e com leveduras nativas, estagia por 18 meses em barricas usadas de carvalho francês, é decantado por gravidade e engarrafado sem filtração ou prensagem. O resultado é um tinto equilibrado, fresco, macio e elegante, com aromas de frutas vermelhas silvestres, flores e ervas do campo.

Villalobos Carignan tem 92 pontos na escala Robert Parker, é considerado um dos melhores varietais da uva pelo Guia Descorchados. Um 100% Carignan de vinhedo orgânico com 79 anos de idade. Passa por 18 meses em barril de carvalho francês. Um vinho assinado pelo enólogo Martín Villalobos @villalobosencina

 

 

Erasmo 2009

Erasmo 2009 é produzido pela vinícola @erasmo_caliboro no Vale de Maule no Chile.

O vinho é elaborado com práticas Ôrganicas e Biodinâmicas nos vinhedos ao estilo do Velho Mundo. É um corte de 60% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, 10% Cabernet Franc e 5% Syrah. Amadureceu por 18 meses em barricas de carvalho francês e envelheceu por 5 anos em garrafa antes de chegar ao mercado. Um vinho gastronômico e suculento! Erasmo 2019 ganhou 91 pontos James Suckling, destaque na lista dos Melhores Blends do Chile pelo Guia Descorchados.

Os vinhos são da Importadora Vinhos Novo Chile, podem ser encontrados no site www.dagirafa.com.br

 

Acesse e conheça tb o www.novochile.com.br e o perfil do instagram @novochile.

 

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais: 

VINHOS PELO MUNDO, Comunicação Vinhos Novo Chile e @paulatheotonio