VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
Experiência Lusovini
Um encontro com três enólogos e seus vinhos portugueses
Os enólogos portugueses Casimiro Gomes, Sónia Martins e Pedro Dourado, bateram um papo animado em um encontro digital com um grupo de jornalistas. A TDP Wines, a Total Vinhos e a agência Ch2a Comunicação prepararam uma degustação via Zoom para este bate papo. Os vinhos foram da gigante portuguesa Lusovini.
A Lusovini desde a sua criação trabalha incansavelmente para nutrir os seus dois principais desígnios: o Consumidor e o Crescimento. Aliando a modernidade à tradição, trazem até o consumidor o melhor do Portugal vitivinícola, acreditando que a sustentabilidade e a qualidade andam de mãos dadas e que a preocupação com o ambiente e o único caminho para a preservação dos tesouros do país. Os vinhos criados são a expressão de um pais plural e rico nos seus climas, seus solos, suas castas e nas suas pessoas.
O enólogo Casimiro Gomes é o fundador da Dão Sul, uma autoridade no tema dos vinhos da Bairrada. Ele apresentou dois vinhos tintos, o Regateiro Jr Tinto Bairrada DOC e o Regateiro Vinha d’Anita Bairrada DOC. A enóloga Sónia Martins já foi eleita a enóloga do ano em Portugal. Ela apresentou o Pedra Cancela Touriga Nacional, vinho que resume "o que é o Dão" e sua casta mais emblemática, em uma releitura do resgate do que há de mais tradicional na região, aliado à modernidade que os tempos exigem. Das alturas do Alentejo, na Serra de São Mamede, vem o Tapada do Coronel Vinho de Talha, que foi apresentado pelo enólogo Pedro Dourado. O rótulo é vinificado em talhas, grandes ânforas de barro, técnica usada pelos antigos romanos, que persiste até hoje em algumas aldeias desta região de Portugal.
Confira os Vinhos
Tapada do Coronel Vinho de Talha 2017 - Elaborado com Antão Vaz, Roupeiro e Arinto e outras vinhas velhas. Maturação em talhas (ânforas) de barro Um vinho único, elaborado em ânforas de barro a partir de vinhas velhas redescobertas na propriedade da vinícola, no Alentejo. Sem qualquer intervenção enológica, tem aroma de frutos secos, especiarias e notas terrosas. Em boca é complexo e equilibrado, com excelente acidez. Tem um potencial de guarda de 5 anos.
Pedra Cancela Touriga Nacional 2014 - 100% Touriga Nacional. Maturação de 12 meses em barricas de carvalho francês novas e de segundo uso. Tinto vermelho, profundo, este varietal tem aroma de fruta madura com notas de violeta e lavanda. Um típico exemplar da mais importante casta regional do Dão. Potencial de guarda 10 a 15 anos.
Regateiro Jr Bairrada DOC 2017 - Um corte de Tinta Pinheira, Tinta Amarela, Touriga Nacional, Baga e Tinta Roriz. Maturação em inox, com estágio em cave. Um excelente tinto da Bairrada sem passagem por madeira, une boa fruta, elegância e complexidade. Potencial de guarda de 6 anos.
Regateiro Vinha d’Anita 2015 - 100% Baga. Fermentação com maceração prolongada em lagar tradicional. 8 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho em homenagem à mãe do enólogo Casimiro Gomes, este
monovarietal de Baga destaca-se por sua complexidade e persistência em boca com aromas de frutas vermelhas frescas. Potencial de guarda de 10 anos.
Todos os vinhos estão disponíveis na TDP Wines e Total Vinhos.
Compartilhe com um amigo ou nas redes sociais.
09-2021