VINHOS DE PORTUGAL NO RIO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Beber é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Beber vinho, um prazer maior ainda. Quantos de nós, no momento de abrir uma garrafa de vinho, sabemos o que existe dentro dela? Vinho, sim, é verdade, mas também anos e anos de trabalho, cuidados, carinho. E quantos sabemos interpretar as informações que recebemos daquele vinho? Definir as sensações que experimentamos? Nosso objetivo – como em todas as atividades da Associação Brasileira de Sommeliers – é esclarecer e divulgar, contribuindo assim para que mais e mais pessoas se interessem pela matéria e tenham condições de apreciar melhor o vinho que escolherem.
Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra pro¬duzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, e pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analí¬tica exigida pelo conhecimento científico.Apresentando os conceitos da química, da bioquímica e da microbio¬logia envolvidos na elaboração de vinhos desde a matéria-prima até o produto final , os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas do meio acadêmico e técnico, como também dos grupos apreciadores da 'arte' do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as infor¬mações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.
AS NOVAS REGRAS DO VINHO
Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos
Degustação de vinhos: rigor e paixão
Este breve guia de José Luiz Borges, ilustrado por Nik Neves, apresenta, sem ignorar o prazer que o vinho nos proporciona, os mecanismos sensoriais que geram esse prazer. Ele esclarece como funcionam os sentidos da visão, da olfação e da gustação na apreciação do vinho e traz a relação entre os componentes do vinho e as sensações por ele causadas, tanto as agradáveis como aquelas que refletem algum defeito. As causas e as consequências dos erros de avaliação do vinho, cometidos tanto pelo consumidor comum como pelos críticos, também são discutidas. A proposta é apresentar uma sistematização da degustação diminuindo as distorções de uma degustação informal.
O Autor
José Luiz Borges, graduado e pós-graduado em medicina pela Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo, começou a se interessar e a estudar o universo do vinho
a partir de 1980. Faz parte da Associação Brasileira de Sommeliers. É diretor executivo
da Associação Brasileira de Sommeliers e membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
Portugal, e Chevalier de L ́Ordre des Coteaux de Champagne. É diplomado em Hautes
Études du Goût, de la Gastronomie et des Arts de la Table pela Universidade de Reims
Champagne-Ardenne.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais:
4 Vinhos Campeões
Edição especial da Confraria Adolar Hermann promove degustação às cegas com 4 vinhos campeões de vendas da Importadora Decanter.
Para fechar com chave de ouro o último encontro do ano da Confraria Adolar Hermann, foi programada uma edição especial, às cegas, com um grupo de jornalistas e profissionais do vinho. Com uma dinâmica inédita e surpreendente, 4 vinhos foram selecionados e escolhidos por Adolar Hermann, presidente da Imporadora Decanter e Tiago Locatelli, sommelier da importadora.
Pequenas amostras com um rótulo misterioso em cada vinho foram enviadas para os participantes. Apenas um número e uma interrogação no rótulo. Que vinhos são esses? A cada vinho degustado os participantes faziam seus comentários. Comentários sobre o país, o estilo, o mercado, a evolução e harmonizações.
Foram 4 vinhos bem distintos, cada um com sua identidade própria. Ao término da apresentação, uma votação foi feita e cada participante escolheu o seu preferido.
Minha ordem de escolha foi: 1, 3, 2 e 4. Assim que a degustação e a votação foi encerrada, foram sendo revelados os rótulos. São vinhos campeões de vendas do portfólio da Importadora Decanter. Vinhos de excelência, os valores estão em uma categoria superior.
Uma ótima experiência sensorial e degustativa descobrindo diferentes países produtores de grandes vinhos. Todos os vinhos estão disponíveis para vendas no site da Importadora Decanter (link no nome do vinho). Conheça abaixo os 4 vinhos e suas fichas na ordem que foram revelados. Descubra na sua taça os rótulos campeões de vendas. Saúde e um brinde!
Os Vinhos:
90% Cabernet Sauvignon, 10% Petit Verdot;
Condução em espaldeira, Guyot Duplo, rendimento de 4500 Kg/Ha;
Colheita manual, seleção rigorosa de grãos; o 5 dias de maceração pré fermentativa, fermentação por 7 dias, 14 dias de fermentação pós fermentativa;
20 meses em carvalho francês novo;
2 anos em garrafa;
14 GL Açúcar Res:2, 31g/1 1 Acidez:5, 34g/1 (pH: 3,65)
Características: Coloração violácea concentrada. Maduro e com intensa expressão da fruta negra (cassis, amora), também menta, tabaco e cedro. Concentrado, com notável rede de taninos finos, longo fim-de-boca.
85% Garnacha (Tinta e Peluda), 15% Samsó (Mazuelo/Carignan);
Variedades co plantadas, videiras com idade de 50 a 70 anos;
Colheita manual, resfriamento a 5°C, desengace e fermentação em tanques abertos de inox;
Amadurecimento em barricas de 300 litros do centro europeu e ovos de cimento; 14,5"GL
Características: Cor cereja profunda. Toques de avelã crua, frutas vermelhas e reminiscências balsâmicas de vegetação rasteira, que posteriormente evoluem para notas de ameixa e azeitona preta. Na boca, traz uma entrada fresca que se refere à fruta, uma boa acidez que equilibra bem a doçura da Grenache e um final longo.
Caprili Brunello di Montacino 2016
100% Sangiovese Grosso;
Vinhedos próprios nos arredores da cantina. Condução em cordão, viticultura sustentável;
Colheita manual, desengace e fermentação em tanques abertos de inox;
Amadurecimento em botti de carvalho da Eslavonia (de 2200 a 6300 litros), por 36 meses;
14,5°GL | Açúcar Res:0,9g/1 | Acidez:5,89g/1
Características: Coloração rubi concentrada, halo granada. Clássico olfato de cerejas maduras, rosas secas, alcaçuz, ervas mediterrâneas e couro. Enorme estrutura gustativa, os taninos garantem firmeza e longa guarda, sápido. Longo final.
Finca Los Nobles Cabernet Bouschet 2016
Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc co plantadas;
Colheita manual, nas primeiras horas da manhã. Seleção de cachos, desengace, seguido de seleção de grãos; maceração a frio por 3-5 dias;
Fermentação em inox, a 25-28°C, Trasfega para barricas novas de carvalho francês, onde faz a malolática e permanece por 16-18 meses. Amadurecimento de 12 meses. em garrafa;
14,8 GL
Características: Cor rubi profunda, borda violácea. Notável na riqueza aromática: cassis, tabaco, cedro e grafite. Muito envolvente pela madurez dos taninos, acidez bem integrada, grande expressão da fruta, longo.
Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.
12-2021