Malbec Argentino Único e Plural

O Malbec Argentino revela todo seu potencial em uma

nova edição do Malbec World Day 2022

Captura de Tela 2022-04-12 às 10.32.29.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 10.31.59.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 10.31.46.png

Um passeio entre vinhos argentinos ao som do bom tango e dançarinos. Assim foi o "Malbec Argentino Único e Plural" no Consulado do Rio do Janeiro ( @embaargenbrasil ) . Antecipando o Malbec Day, que acontece no dia 17 de Abril, esse ano o número de participantes na degustação foi reduzido entre profissionais, comerciantes e mídias. O Malbec Argentino revela todo seu potencial em uma
nova edição do Malbec World Day 2022.

A Wines of Argentina @winesofarg ( WofA ), instituição encarregada da promoção do Vino Argentino no mundo, começa a transitar as celebrações pelo Malbec World Day, campanha que busca continuar fortalecendo a presença do varietal ícone da Argentina a nível global e refletir o sucesso da indústria vitivinícola do país.

 

Na 12ª edição, os festejos oficiais estão em ações phygital, combinando eventos presenciais nos principais mercados de exportação e o planejamento de ativações online para aprofundar o posicionamento do Malbec Argentino também no plano digital. O festejo do Dia Mundial do Malbec iniciou em 17 de abril de 2011 por iniciativa da WofA, posicionando-se como data histórica na promoção do Vino Argentino no mundo e que hoje faz parte do calendário de eventos internacionais. Esta campanha conta com o apoio do Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto de la Nación e da Corporación Vitivinícola Argentina (COVIAR) ao estar no marco do Plano Estratégico Vitivinícola Argentina 2030.

Graças à constante aposta e pesquisa de winemakers argentinos para levar o varietal a outro patamar, nos últimos 20 anos o Malbec Argentino tem começado a revelar todo seu potencial mostrando sua amplitude e profundidade. Nesta edição, a WofA monstra à grande diversidade de terroirs, que dá lugar a um leque de expressões segundo a altitude e o tipo de solo. Dessa maneira, o Malbec argentino experimenta nova topografia de sabores, aromas e frescor variáveis, que se traduzem em uma gama inesgotável de perfis e estilos pondo em evidência sua diversidade: não há um único tipo de Malbec Argentino, senão muitos, mantendo sempre a indiscutível qualidade.

 

A agenda 2022 prevê o desenvolvimento de mais de 20 eventos oficiais nos principais destinos de exportação para o Vinho Argentino: Estados Unidos, Reino Unido, China, Canadá, Brasil e outros mercados relevantes da Europa. As ações incluem instâncias educacionais tanto presenciais como virtuais com degustação de diferentes rótulos de Malbec Argentino para refletir a grande diversidade do varietal. A isto, soma-se a forte aposta digital com campanhas segmentadas e uma forte ativação dos canais online junto aos principais retailers de USA, à flamante loja oficial de Vino Argentino no Brasil e às plataformas de Tmall e JD na China.

“Ao longo destas 12 edições do Malbec World Day o mundo tem testemunhado a evolução de nosso varietal, que vai de mãos dadas com as mudanças em termos gerais da indústria. Por isso, não é casualidade que continue sendo, de longe, o varietal mais desenvolvido, estudado e exportado. Todo um ícone que nos identifica no mundo. A estratégia de “phygitalização” dos festejos tem nos permitido interagir de outra maneira e captar novas audiências, bem como a incorporar uma visão transversal de nossos valores como organização que continuaremos aprofundando com as ações e campanhas que realizarmos. Vamos a caminho de uma vitivinicultura cada vez mais diversa, inclusiva e sustentável, que condiz com aquilo que nossos consumidores globais demandam”, expressou Magdalena Pesce, Gerente Geral da Wines of Argentina.

Rio de Janeiro

As celebrações pelo Malbec World Day já estão em andamento e poderão ser seguidas durante todo o mês de abril nas redes sociais mediante os hashtags #MalbecArgentino e #MalbecWorldDay . Para descobrir o amplo espectro do Malbec Argentino, visite a página oficial: https://malbecworldday.com/

Captura de Tela 2022-04-12 às 11.05.35.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 11.05.02.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 10.32.12.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 11.04.50.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 11.04.40.png

A origem do Malbec principia no sudoeste da França. Esta cepa era ali cultivada e com ela se elaboravam vinhos denominados “de Cahors”, devido ao nome da região, reconhecidos desde os tempos do Império Romano. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e acabaram de se fortalecer na modernidade.

A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo para a valoração desta variedade na Inglaterra e no mundo. No final do século XIX, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa, deixando o “Côt” no esquecimento, porém, a cultura de apreciação do Malbec já havia sido construída. Sobre essa base se
desenvolveu tempo depois o  Malbec Argentino.

Esta cepa chegou na Argentina em 1853 pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado pelo jornalista, político e estadista Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como forma de melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes, em 6 de setembro do mesmo ano.

No final do século XIX, e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, com ela, o Malbec, que rapidamente se adaptou aos diversos terroirs que a geografia argentina propunha e onde, inclusive, se desenvolveu melhor do que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo, e com muito trabalho, aflorou como uva insigne da Argentina.

O Malbec Argentino é um tinto muito versátil e expressivo, com texturas amáveis que nunca agridem o paladar. Há dos mais variados estilos: vinhos crus, vinhos com estágio, vinhos florais e herbáceos, vinhos precisos e vinhos exuberantes. Cultiva-se de norte a sul em todas as regiões do território, cada uma com
características geológicas e climáticas singulares que definem a identidade do Malbec em um marco de pureza natural.

Não é possível compreender o amplo espectro do Malbec Argentino sem explorar a Cordilheira dos Andes e os efeitos da altitude. Os países que possuem esta condição de altura são uma exceção no mundo. Este fator é chave para interpretar o grande leque de possibilidades que a cepa oferece na Argentina.

 

Empurrando o limite acima dos 1.350 metros e até  aproximadamente 1.500 metros na província de Mendoza (Cuyo), e com um teto de 3.329 metros em Jujuy (Norte), existe todo um universo de crescente
diversidade do qual o consumidor começa agora a tomar consciência e experimenta uma nova topografia de sabores, frescor e tanicidades variáveis para o Malbec Argentino. Em síntese, outros gostos, com cada vez mais raras e gostosas combinações que chegam à gôndola e obrigam a redefinir a
paleta descritiva. 
Além disso, quanto mais alto se está, as ladeiras são mais inclinadas, os solos mais
novos e também os materiais entregues pelas montanhas mudam de um lugar a outro devido aos rios e ao arrastre próprio da gravidade. Cada vez mais vinícolas investem na exploração de seus solos e em encontrar aquilo que é o melhor e irrepetível de um microterroir para conseguir assim os melhores Malbecs da história.

A combinação de solos e alturas, somado a fatores como a temperatura, luminosidade, tempo de colheita e estilo de vinificação, propõe uma espécie de puzzle do qual apenas estão começando a se decifrar as primeiras configurações.


Quanto mais aprendemos, mais rigorosamente podemos definir e caracterizar o Malbec Argentino. Na habilidade para interpretar os movimentos desta cepa, fica em evidência o nível do Malbec Argentino: não há só um tipo de Malbec senão muitos. Tanto é assim, que o Malbec é o melhor veículo para percorrer as paisagens argentinas por meio das taças. E assim revela camadas de aromas e sabores que
falam de um lugar específico. Somamos o frescor e as texturas obtidas, a partir destes novos Malbec que nos falam de lugares é possível entender a verdadeira dimensão de sua diversidade e complexidade.

Os vinhos podem ser adquiridos na nova plataforma digital https://www.shopwinesofargentina.com.br/ .

Captura de Tela 2022-04-12 às 11.36.25.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 11.05.13.png
Captura de Tela 2022-04-12 às 11.05.21.png

Compartilhe essa página com um amigo ou nas redes sociais.

04-2022